Dificuldade no combate à violência no trânsito em rodovias federais acontece também, devido à falta de fiscalização dos abusos de velocidade
Matéria realizada pelo portal “Estradas”, de ontem (27/02), considerando os números levantados pelo SOS Estradas e na apuração parcial da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apontam crescimento no total de ocorrências, em relação aos anos de 2019, 2018 e 2017.
Em 2019, foram registrados 1.157 acidentes, para 1.213 em 2020. O número de feridos foi de 1.464, no ano passado, para 1.574 neste ano. As mortes foram de 83, em 2019, para 91, em 2020.
Esses dados baseiam-se no combate à embriaguez no volante, no uso do cinto de segurança e nas ultrapassagens proibidas, de acordo com a PRF. Entretanto, uma das principais causas de acidentes com mortalidade nas estradas não foi fiscalizado à altura: o abuso no limite de velocidade.
Vale lembrar que no Carnaval de 2019, a PRF utilizou redares portáteis normalmente e os radares fixos também operavam. Atualmente a maior parte dos radares fixos não funcionam e os portáteis são usados precariamente. Muitos sequer forma aferidos e estão fora de operação.
Leia a matéria completa em: https://estradas.com.br/balanco-do-carnaval-2020-mostra-aumento-significativo-de-acidentes-feridos-e-mortos/
Foto: Amanda Menezes/Estradas
Três segundos no Trânsito
A condução de um veículo envolve situações que demandam tempo, haja vista que, desde a percepção do risco, a reação do condutor e a frenagem, transcorrem alguns segundos decisivos. Nesse ínterim, duas ações cruciais estão envolvidas: a percepção / reação ao risco e a imobilização total do veículo. Nesse sentido, é imperioso manter a distância do veículo a frente e evitar distrações, pois ao somar uma distração ao tempo fixo de parada, a consequência pode ser fatal.
OBSERVATÓRIO disponibiliza painel com dados da PRF
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária passa a disponibilizar em seu portal um painel com os dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) relacionados aos sinistros de trânsito ocorridos em rodovias federais. Os dados são compilados a partir do BAT (Boletim de Acidente de Trânsito) desde o início da série histórica, em 2007.
Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil é tema de webinar promovido pelo OBSERVATÓRIO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), o webinar “Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil”, com o objetivo de apresentar e discutir as evoluções das normas e legislações acerca das placas padrão Mercosul e seu uso no Brasil.
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