Publicada em 2014, a Resolução número 509 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN - apresentou uma importante inovação para contribuir com a segurança dos motociclistas; a obrigação, a partir de 2016, da adoção dos sistemas ABS ou CBS para motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos.
O Anti-lock Braking System – ABS - ou antitravamento do freio e o Combined Braking System – CBS -acionamento combinado do sistema de freios (uma sopa de letras), auxiliam os condutores de motocicletas em uma das maiores deficiências constatadas nas vias: frear corretamente o veículo em situações de risco.
Durante o processo de formação do condutor de motocicleta, a utilização do freio fica restrita ao sistema traseiro, o qual acionado unicamente em situação de emergência pode levar a uma queda ou a percorrer longas distâncias antes de parar.
Aqueles que já tiveram a oportunidade de conduzir uma motocicleta com os sistemas ABS ou CBS sabem o quanto são importantes para uma condução segura.
Com a obrigação dos dispositivos para motocicletas novas a partir de 2016 (10% das produzidas ou importadas), a tecnologia passará a trabalhar a favor da segurança, pois o ABS evita o travamento das rodas mantendo a dirigibilidade e o CBS acionando apenas o freio traseiro também aplica 25% da força no dianteiro reduzindo distâncias de frenagem.
Sem dúvida, a medida é um avanço; entretanto, não será apenas ela que irá contribuir para uma significativa redução dos acidentes com motocicletas, a mudança de postura do motociclista continuará sendo essencial, assim como é necessário um novo processo de formação para o motociclista.
Apesar das inúmeras reportagens que mostram os riscos de conduzir acima do limite estabelecido, alternando as faixas entre os veículos, essas condutas são frequentes em nossas vias, tal qual o hábito de transitar com capacetes de segurança soltos, em tamanho inadequado.
Outro ponto que merece atenção do motociclista é deixar a manutenção em segundo plano, a efetuando somente para corrigir defeitos e não para preveni-los.
Mudanças dessa natureza é que irão surtir o efeito esperado na redução de mortos e feridos; e elas devem partir de cada um.
O importante é que o primeiro passo foi dado com vistas a preservar vidas, agora é aguardar que outras boas notícias surjam no horizonte.
Renato Campestrini é gerente-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária
Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária
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Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional
Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.
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