Matérias

6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU 2021, acontece entre os dias 17 e 23 de maio

Escrito por Portal ONSV

20 MAI 2021 - 11H58

Celebrado entre os dias 17 e 23 de maio, a 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU (Organização das Nações Unidas), tem como tema este ano “Ruas pela Vida” (Streets for Life), em defesa de limite de velocidade de 30 km/h (#Love30) como norma em vias com alto tráfego de veículos e pessoas.

As Semanas de Segurança no Trânsito da ONU são promovidas desde 2007, segundo planejamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Colaboração das Nações Unidas pela Segurança no Trânsito, com objetivo de aumentar a conscientização global sobre a prevenção de lesões e mortes no trânsito.

O evento é um momento para reunir esforços em nível nacional e local e garantir o cumprimento de velocidades baixas e vias urbanas, destacando o vínculo entre os limites de 30km/h e o cumprimento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo saúde, educação, infraestrutura, cidades sustentáveis, ação climática e parcerias.

A semana deste ano aproveita a oportunidade para lançar oficialmente a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030, e seu Plano Global, que se alinhará à Declaração de Estocolmo, enfatizando a importância de uma abordagem holística da segurança no trânsito e pede melhorias contínuas no projeto de vias e veículos; aprimoramento das leis e da aplicação da lei sobre riscos comportamentais, como excesso de velocidade e álcool e direção; e fornecimento de atendimento de emergência oportuno para os feridos.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária integrou a comitiva brasileira que esteve presente em Estocolmo e pôde levar alguns dos programas e projetos que desenvolve no Brasil, junto ao poder público e iniciativa privada. Durante uma semana, empresas, governos e organizações sociais debateram diversos temas e o resultado dessa Conferência foi a Declaração de Estocolmo, que aponta o caminho que todo o mundo deve trilhar para reduzir em 50% o total de mortes no trânsito até 2030 e buscar zero acidentes em 2050.

Participe também: https://www.unroadsafetyweek.org/es/home

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.