Matérias

Artigo: Entre visual e segurança, escolha sempre a segurança

Escrito por Portal ONSV

03 JUL 2019 - 14H08

Nos últimos anos, uma parte do mercado de veículos tem se mantido aquecido, e em até certo ponto, é o que tem permitido a máquina girar em tempos de crise.

Esse mercado é o dos veículos destinados às Pessoas com Deficiência – PcD ou mobilidade reduzida.

O brasileiro descobriu que diante de algumas patologias poderia utilizar o direito de adquirir um veículo com isenção de impostos, algo que reduz o preço de tabela de forma considerável ou leva à criação de algumas categorias específicas para esse público.

Atualmente o limite para aquisição de um veículo dentro do que estabelece o ordenamento é de R$ 70.000,00.

Determinado valor, que tem sido objeto de estudos para ser alterado para cima, pois não mais compreende vários modelos outrora ofertados, leva algumas montadoras a realizar a retirada de itens de conforto e segurança para tentar atender ao público PcD.

A revista 4 Rodas na edição do mês de junho, elencou todos os modelos disponíveis para o público PcD existentes no Brasil, totalizando 32 modelos.

Diante dessa lista, avaliamos os itens de segurança que os modelos PcD oferecem e que vão além dos obrigatórios duplo airbag e freios ABS, em especial, atentamos para o controle de tração e estabilidade e mais airbags.

Nossa observação apontou que dos 32 modelos hoje ofertados para o público PcD, 17 possuem o controle de tração e estabilidade, um número que não salta aos olhos, mas que pelo menos compreende mais da metade.

Poucas pessoas dão atenção para a existência do controle de tração e estabilidade no veículo, mas ele é um importante item de segurança, a medida que sua função é corrigir a trajetória do veículo em situações como um desvio rápido, a perda de aderência, ele, através de diversos sensores, aciona os freios em cada roda, para acertar a direção do carro.

O controle de tração é obrigatório para todos os novos projetos de modelos fabricados a partir de 2020 e para todos os veículos a partir de 2022, conforme calendário previsto na Resolução número 657/2015 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

Quanto a oferta de airbags adicionais, além dos obrigatórios para condutor e passageiro, apenas 6 modelos ofertados possuem 4 ou 6 airbags.

É certo que ninguém adquire um veículo com a intenção de se envolver em um acidente de trânsito, entretanto, dentro das possibilidades de adquirir um veículo zero quilômetro, optar pelo modelo mais seguro possível é uma escolha adequada.

Muitas pessoas quando vão adquirir um veículo, tem como hábito escolher pelo visual mais bonito, pelos itens estéticos que chamam a atenção, mas é importante que esse apelo visual venha acompanhado de um bom conteúdo de segurança.

Nossa avaliação recaiu em relação aos veículos destinados ao público PcD pelo fato de que na maioria dos casos, conforme apurou a revista 4 Rodas, os pacotes ofertados são fechados, mas a sugestão de compra para veículos mais seguros vale para qualquer um que tenha a intenção de comprar ou trocar de veículo.

Entre um design bonito e um veículo seguro, escolha sempre o mais seguro, e se caso conseguir unir ambos, certamente está fazendo uma bela escolha.

Renato Campestrini - gerente técnico

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.