Apesar da tendente queda dos acidentes nas rodovias federias, comparando aos dados de 2018, a gravidade dos acidentes de trânsito aumentou. Como relata a matéria do portal “Rede Brasil Atual”, com comentários do gerente técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Renato Campestrini.
Conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no primeiro semestre de 2019 foram registrados 32.068 acidentes, já em 2018 foram 35.721. Entretanto, a proporção de uma morte para 15 acidentes caiu para uma em 13.
Dentre as principais causas de acidentes estão a falta de atenção (inclui-se aí, o uso de celular) 11.736 acidentes, excesso de velocidade com 2.843 casos e não manter a distância adequada entre os veículos, com 2.040 relatos.
Segundo o gerente técnico do OBSERVATÓRIO: “O que é possível observar é que as ocorrências têm se tornado mais violentas, a despeito da evolução no quesito segurança que os veículos nacionais tiveram a partir de 2014, com a obrigatoriedade dos freios ABS e airbags. Quando falamos da violência dos acidentes, quase sempre a velocidade é um dos fatores de riscos identificados”.
Leia a matéria em: https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2019/07/acidentes-rodovias-federais/
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.