Com mais veículos nas ruas, velocidade cai, e acidentes são menos graves, diz especialista
Dentro das cidades, o contínuo aumento no número de carros e, consequentemente, a redução da velocidade, também pode ter contribuído para a redução nas mortes no trânsito.
“Com o aumento do volume de veículos, vias que não congestionavam antes estão ficando engarrafadas e a velocidade média diminuiu”, diz o diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho.
Com o trânsito mais devagar, o impacto das colisões são menores. “Isso não reduz o número de acidentes, mas o grau de lesão que poderia resultar em uma fatalidade diminui”, destaca Ramalho.
Em algumas cidades, além do crescimento na frota, o poder público também tem promovido a redução da velocidade permitida nas ruas, a fim de dar maior segurança principalmente aos pedestres. Em Vitória, por exemplo, o prefeito Luciano Rezende já admitiu estudar essa possibilidade.
O especialista diz que o fenômeno também já acontece em algumas rodovias nas proximidades das metrópoles.
EducaçãoRamalho frisa que, para haver real mudança, não basta tornar as leias mais rígidas. É preciso repensar a forma como os motoristas são orientados na época em que tiram a Carteira Nacional de Habilitação.
“Ensinam que você deve usar o cinto de segurança e não beber antes de dirigir porque senão será multado e perderá pontos na carteira. O certo é conscientizar a pessoa de que ele estará colocando em risco sua vida e a dos outros se não respeitar isso”, explica Ramalho.
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.