As principais vítimas fatais no trânsito brasileiro são os motociclistas. De acordo com o Data SUS, do Governo Federal, 119.735 motociclistas morreram entre os anos de 2012 e 2021 no país. São 33 motociclistas que morrem todos os dias, deixando famílias, amigos e todas as possibilidades e bons momentos que uma vida pode oferecer.
Um levantamento realizado pela Gerência de Estatísticas do Departamento de Trânsito (Detran) do Distrito federal revela os principais fatores associados aos sinistros fatais envolvendo motocicletas.
O uso de álcool ou substâncias psicoativas foi o principal fator de risco nos sinistros envolvendo motocicletas. Dos casos analisados, em cerca de 27,5% algum dos envolvidos havia consumido bebida alcoólica ou utilizado drogas.
Outros fatores que contribuem para sinistros com motocicletas são: a perda de controle do veículo, o excesso de velocidade, utilizar o celular enquanto dirige, desrespeitar as sinalizações, não utilizar setas e não manter uma distância segura do veículo à frente.
Além disso, existe o fator veicular e o fator vias, que também podem contribuir para aumentar o risco de sinistros. Exemplos disso são: não realizar a manutenção periódica nos veículos, vias com mau estado de conservação e/ou sem sinalização, a falta de acostamentos nas vias e até mesmo a falta de passarelas.
Outros dados sobre motociclistas no trânsito:
Do total de óbitos em 2012, 28% eram motociclistas, e em 2021, mais de um terço (35%) das vítimas eram motociclistas.
A vulnerabilidade também é um ponto de atenção e pode ser comprovada pelo perfil de internações. Segundo uma análise de 2023 feita pelo CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), com dados de 2008 a 2018, apenas 10% dos motociclistas internados por conta de sinistros de trânsito recebem alta hospitalar sem prejuízos ou incapacidade. Ou seja, as chances de sair ileso são bem pequenas.
De acordo com dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em 2023, 28.245 motociclistas ficaram feridos, sendo que 8.253 em estado grave. É uma média de 77 feridos por dia nas rodovias federais.
É necessário redobrar os cuidados ao utilizar a motocicleta para evitar sinistros. Saiba mais como aumentar a segurança ao andar de moto no post abaixo.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Para que serve o exame Psicotécnico?
O exame psicotécnico é uma avaliação que mede as habilidades psicológicas, emocionais e cognitivas dos candidatos durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é aplicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela regulamentação das carteiras de motorista no Brasil. O objetivo é verificar a aptidão do candidato para lidar com as demandas do trânsito, como atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional.
Pode viajar com o pé no painel do carro?
Muitas pessoas têm o hábito de viajar no banco do passageiro com os pés apoiados no painel do carro. Porém, essa prática traz riscos graves em caso de colisão, já que os cintos de segurança dos veículos são projetados para proteger os ocupantes em posição convencional: sentados e com os pés no assoalho do veículo.
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