Blog

Como aumentar a segurança ao andar de moto?

Cuidados que você deve ter ao utilizar sua motocicleta

Escrito por Portal ONSV

23 FEV 2024 - 15H05

Os motociclistas são as principais vítimas fatais no trânsito brasileiro. Em 2022, aproximadamente 36% de todos os óbitos ocorridos no trânsito foram de ocupantes de motocicleta.

Dessa forma, é necessário redobrar os cuidados ao andar de moto para evitar sinistros graves e/ou fatais. A seguir, daremos dicas de cuidados que um motociclista deve ter.

1. Usar equipamentos de proteção

Além de ser obrigatório, o uso de capacete garante a segurança do crânio, da região maxilar e rosto em casos de sinistros. Utilizar o capacete diminui 29% do risco de lesões fatais na região da cabeça e 67% as chances de traumatismos cranianos. Eles devem estar dentro da validade e ter o selo do Inmetro (Instituto Nacional e Meteorologia, Qualidade e Tecnologia).

Além do capacete, outros acessórios devem ser considerados para garantir uma condução segura na moto. É o caso de luvas, sapatos fechados, jaqueta e, em casos de precipitações, o uso da capa de chuva.

2. Respeitar a sinalização

Os motociclistas devem seguir as leis de trânsito impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ou seja, devem parar no sinal vermelho, obedecer às placas, observar as preferências, entre outras coisas.

Infringir as leis, além de aumentar os riscos ao motociclista, também pode gerar multas.

3. Cuidados extras durante a condução

Os motociclistas devem ter cuidados redobrados ao andar nas vias urbanas. Alguns exemplos do que fazer é: manter uma distância segura de outros veículos, ter cuidado com os pontos cegos, manter os faróis acesos, estar atento nos cruzamentos e ter cuidado ao frear.

4. Manter a manutenção em dia

Outro fator importante para garantir a segurança, é fazer a manutenção periódica da moto. As revisões são importantes para evitar falhas nas peças.

Sempre que for sair com a moto, verifique se os pneus estão calibrados corretamente, se a corrente de relação está apertada ou frouxa demais e se o sistema elétrico, os freios, o combustível e os retrovisores estão em condições ideais.

Praticar a direção defensiva, se adequar as normas de trânsito e utilizar os equipamentos de segurança são os principais fatores para diminuir os riscos ao motociclista. A segurança no trânsito depende de cada um de nós!

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Seguranca_viaria_no_brasil_live_ipos_observatorio_imtraff
Live

Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas

O IPOS – Instituto de Especialização, realizou na última terça-feira (21), o evento on-line Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas, com a participação dos palestrantes Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e Frederico Rodrigues, diretor da Imtraff Engenharia e Mobilidade. O evento faz parte de uma série de lives promovidas pelo Instituto durante esta semana com foco na segurança viária, em celebração ao mês de ações do Movimento Maio Amarelo.

Campinas_registra_maior_numero_de_mortes_no_transito_em_abril
Observadores Certificados

Campinas/SP registrou o maior número de mortes no trânsito no mês de abril

A CBN Campinas (99,1 FM), informou na última sexta-feira (17), que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou aumento de 42% no número de vítimas fatais em sinistros de trânsito nos quatro primeiros meses de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Lima foi consultado pela reportagem para falar sobre esses dados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.