Blog

Como funciona o exame psicotécnico do Detran?

Saiba como é o exame psicotécnico e para que ele serve

Escrito por Portal ONSV

13 MAR 2024 - 09H50

O exame psicotécnico do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é uma avaliação psicológica obrigatória para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ele tem o objetivo de identificar a capacidade do indivíduo em lidar com o estresse e as pressões típicas do ambiente de condução.

O exame busca avaliar suas habilidades de percepção, raciocínio, coordenação e a capacidade de tomar decisões, assegurando que os futuros motoristas estejam prontos para agir de forma segura e responsável nas estradas.

Quando é necessário realizá-lo?

O exame psicotécnico é obrigatório para todos que estão no processo de tirar sua primeira habilitação, para as pessoas que tiveram a habilitação cassada ou possuem mais de 65 anos e para os motoristas profissionais, que devem realizar o teste a cada renovação da CNH.

Quais são as etapas do teste?

O exame do Detran é composto por uma série de atividades que avaliam as habilidades psicológicas do candidato. A avaliação é realizada por um psicólogo, em uma clínica ou centro especializado e pode durar entre 40 minutos e 1 hora.

Os principais componentes do teste são:

- Teste de atenção: dirigir requer muito foco e atenção. Esses testes avaliam a sua capacidade de se concentrar em várias tarefas simultaneamente e de manter a atenção ao longo do tempo.

- Teste de comportamento: aspecto mais explorado na entrevista, mas que durante o teste ira medir coordenação, tempo de resposta e comportamento em determinadas situações.

- Teste de coordenação motora: estes testes avaliam a sua capacidade de controlar movimentos precisos e coordenados, uma habilidade essencial para operar um veículo de forma segura.

- Teste de memória: estes testes avaliam a sua capacidade de lembrar das regras da estrada e os detalhes do seu ambiente de condução.

- Teste de personalidade: medem a capacidade de controle emocional, algo extremamente importante para motoristas.

Após a realização do teste, o próprio examinador te informa o resultado, explicando os motivos em caso de reprovação e te encaminha para os próximos passos.

Possíveis resultados do teste

Com base no Artigo 9° da resolução N° 425/12 do Contran, os resultados possíveis para o exame psicotécnico do Detran são:

- Apto: significa que o candidato foi considerado apto para dirigir e não apresentou nenhuma restrição ou dificuldade significativa nas habilidades avaliadas;

- Apto com restrições: quando houver necessidade de registro na CNH de qualquer restrição referente ao condutor ou adaptação veicular;

- Inapto temporário: o candidato não é considerado apto no momento, mas pode realizar uma nova tentativa após um período determinado de tempo.

- Inapto: o candidato não foi considerado apto para dirigir e não poderá obter ou renovar a carteira de motorista. Isso pode ocorrer quando são identificadas dificuldades ou problemas significativos que podem afetar a segurança na condução de veículos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.