O freio do carro é um mecanismo de extrema importância para a segurança do veículo. Ter um mal funcionamento do sistema de frenagem pode gerar graves sinistros de trânsito.
Na maioria das vezes, o carro dá sinais de que o freio não está funcionando perfeitamente. A seguir, iremos listar os principais sinais que podem te ajudar a evitar maiores problemas com o sistema de frenagem.
Pedal duro ou muito frouxo
Às vezes, o pedal pode estar muito duro, causando dificuldades para frear o carro. Quando isso acontece, é sinal de que há problema no disco ou no fluido de freio. Já quando o pedal está "frouxo" demais, indo até o assoalho quando acionado, é possível que haja falha nas pastilhas do freio ou no cilindro mestre.
Trepidação no pedal
Não é normal sentir o carro trepidar ao frear. Caso isso aconteça, esteja atento, pois pode significar falhas nos rolamentos, na suspensão ou no próprio sistema de frenagem.
Ruídos no freio
É preciso estar atento aos barulhos do automóvel. Se os freios emitirem um som agudo e constante é sinal de que as pastilhas podem estar desgastadas e finas ou que são de má qualidade. Caso isto ocorra, é necessário fazer a troca das pastilhas e dos discos.
Luz no painel
Qualquer luz acesa no painel do veículo deve ser um sinal de atenção para o motorista. O símbolo com uma exclamação dentro de um círculo aceso no painel pode indicar alguma anomalia no sistema de freios. Porém, ao vê-la acesa, verifique se o freio de mão está totalmente baixado. Se estiver e a luz persistir acesa, procure um mecânico.
Qualquer um desses sinais pode significar um problema no freio do carro. Por isso, caso identifique um deles, procure seu mecânico de confiança para fazer a manutenção e evitar problemas mais graves.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.