Blog

Como saber se o freio do seu carro está ruim?

Saiba como identificar os sinais de que o freio está prestes a dar problema

Escrito por Portal ONSV

20 FEV 2024 - 16H22

O freio do carro é um mecanismo de extrema importância para a segurança do veículo. Ter um mal funcionamento do sistema de frenagem pode gerar graves sinistros de trânsito.

Na maioria das vezes, o carro dá sinais de que o freio não está funcionando perfeitamente. A seguir, iremos listar os principais sinais que podem te ajudar a evitar maiores problemas com o sistema de frenagem.

Pedal duro ou muito frouxo

Às vezes, o pedal pode estar muito duro, causando dificuldades para frear o carro. Quando isso acontece, é sinal de que há problema no disco ou no fluido de freio. Já quando o pedal está "frouxo" demais, indo até o assoalho quando acionado, é possível que haja falha nas pastilhas do freio ou no cilindro mestre.

Trepidação no pedal

Não é normal sentir o carro trepidar ao frear. Caso isso aconteça, esteja atento, pois pode significar falhas nos rolamentos, na suspensão ou no próprio sistema de frenagem.

Ruídos no freio

É preciso estar atento aos barulhos do automóvel. Se os freios emitirem um som agudo e constante é sinal de que as pastilhas podem estar desgastadas e finas ou que são de má qualidade. Caso isto ocorra, é necessário fazer a troca das pastilhas e dos discos.

Luz no painel

Qualquer luz acesa no painel do veículo deve ser um sinal de atenção para o motorista. O símbolo com uma exclamação dentro de um círculo aceso no painel pode indicar alguma anomalia no sistema de freios. Porém, ao vê-la acesa, verifique se o freio de mão está totalmente baixado. Se estiver e a luz persistir acesa, procure um mecânico.

Qualquer um desses sinais pode significar um problema no freio do carro. Por isso, caso identifique um deles, procure seu mecânico de confiança para fazer a manutenção e evitar problemas mais graves.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.