Blog

Mas afinal, ar condicionado ligado consome mais o combustível do carro?

Entenda se o consumo de combustível do seu veículo aumenta com o uso do ar condicionado

Escrito por Portal ONSV

21 MAR 2024 - 15H36 (Atualizada em 21 MAR 2024 - 15H45)

O verão terminou, mas sabemos que em nosso país, os tempos de calor são mais longos do que somente na estação mais quente do ano. Com isso, os donos de veículos sentem a necessidade de utilizar o ar condicionado para tentar fugir do calor intenso.

Porém, com o combustível sofrendo reajustes nos preços, os proprietários também buscam economia e acabam esbarrando em uma dúvida frequente entre os motoristas: ar condicionado ligado consome mais combustível?

A resposta é: Sim! E mais, depois do motor, o ar condicionado é o equipamento do carro que mais gasta combustível.

O consumo de combustível pode aumentar em até 20%, mas tende a ficar na casa dos 10%.

É importante ressaltar que, nesse caso, não há diferença entre os tipos de combustível. Usar o ar condicionado gasta gasolina da mesma forma que gasta o etanol, diesel, etc.

Também é interessante dizer que quanto mais quente do lado de fora, maior o consumo de combustível. Além do que, quanto mais frio ou intenso estiver o ar condicionado, maior o consumo.

Mas por que o ar condicionado faz o consumo aumentar?

O aumento do consumo de combustível acontece por conta do esforço extra que o motor tem para movimentar o compressor do sistema de ar condicionado.

Vamos entender melhor.

Resumidamente, o ar condicionado possui esses principais componentes:

-Compressor: é ligado ao motor por meio de uma corrente. Quando o ar é acionado, ele aumenta a pressão e a temperatura do líquido de refrigeração

-Condensador: quando o líquido de refrigeração quente que sai do compressor passa pelo condensador, ele se resfria com o auxílio do ar externo e ventoinhas

-Evaporador: recebe o ar que será resfriado pelo líquido de refrigeração frio que veio do condensador. É esse ar que vai para a cabine do veículo.

Para o compressor funcionar, ele precisa ser acionado mecanicamente, o que é feito pelo motor do veículo. Ou seja, o ar condicionado consome mais combustível pois o motor precisa dividir sua potência entre o câmbio e o compressor. Por isso, alguns veículos "perdem potência" ao andar com o ar condicionado ligado.

Como economizo com o ar condicionado ligado?

Algumas dicas que auxiliam a economizar combustível mesmo com o ar ligado são:

-Dê preferência a temperaturas mais amenas ao invés do frio

-Sempre que possível, utilize a ventilação, ao invés do ar condicionado

-Faça sempre a manutenção do veículo e do sistema de ar

-Conduza de forma tranquila, com rotações mais baixas

Veja outros posts do Blog do Observatório sobre combustíveis:










Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.