Blog

Mas afinal, ar condicionado ligado consome mais o combustível do carro?

Entenda se o consumo de combustível do seu veículo aumenta com o uso do ar condicionado

Escrito por Portal ONSV

21 MAR 2024 - 15H36 (Atualizada em 21 MAR 2024 - 15H45)

O verão terminou, mas sabemos que em nosso país, os tempos de calor são mais longos do que somente na estação mais quente do ano. Com isso, os donos de veículos sentem a necessidade de utilizar o ar condicionado para tentar fugir do calor intenso.

Porém, com o combustível sofrendo reajustes nos preços, os proprietários também buscam economia e acabam esbarrando em uma dúvida frequente entre os motoristas: ar condicionado ligado consome mais combustível?

A resposta é: Sim! E mais, depois do motor, o ar condicionado é o equipamento do carro que mais gasta combustível.

O consumo de combustível pode aumentar em até 20%, mas tende a ficar na casa dos 10%.

É importante ressaltar que, nesse caso, não há diferença entre os tipos de combustível. Usar o ar condicionado gasta gasolina da mesma forma que gasta o etanol, diesel, etc.

Também é interessante dizer que quanto mais quente do lado de fora, maior o consumo de combustível. Além do que, quanto mais frio ou intenso estiver o ar condicionado, maior o consumo.

Mas por que o ar condicionado faz o consumo aumentar?

O aumento do consumo de combustível acontece por conta do esforço extra que o motor tem para movimentar o compressor do sistema de ar condicionado.

Vamos entender melhor.

Resumidamente, o ar condicionado possui esses principais componentes:

-Compressor: é ligado ao motor por meio de uma corrente. Quando o ar é acionado, ele aumenta a pressão e a temperatura do líquido de refrigeração

-Condensador: quando o líquido de refrigeração quente que sai do compressor passa pelo condensador, ele se resfria com o auxílio do ar externo e ventoinhas

-Evaporador: recebe o ar que será resfriado pelo líquido de refrigeração frio que veio do condensador. É esse ar que vai para a cabine do veículo.

Para o compressor funcionar, ele precisa ser acionado mecanicamente, o que é feito pelo motor do veículo. Ou seja, o ar condicionado consome mais combustível pois o motor precisa dividir sua potência entre o câmbio e o compressor. Por isso, alguns veículos "perdem potência" ao andar com o ar condicionado ligado.

Como economizo com o ar condicionado ligado?

Algumas dicas que auxiliam a economizar combustível mesmo com o ar ligado são:

-Dê preferência a temperaturas mais amenas ao invés do frio

-Sempre que possível, utilize a ventilação, ao invés do ar condicionado

-Faça sempre a manutenção do veículo e do sistema de ar

-Conduza de forma tranquila, com rotações mais baixas

Veja outros posts do Blog do Observatório sobre combustíveis:










Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Observatório realiza encontro com a Liga de Trauma da Unicamp em prol do Maio Amarelo Internacional
Matérias

Observatório realiza encontro com a Liga de Trauma da Unicamp em prol do Maio Amarelo Internacional

Na última quinta-feira (11), o presidente do Conselho Deliberativo do Observatório e criador do Maio Amarelo, José Aurélio Ramalho, e a Public Affair, Daniela Gurgel, estiveram com o Dr. Gustavo Fraga, grande parceiro do Observatório e responsável pela Liga de Traumas da Unicamp, em Campinas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.