Blog

Quais critérios são utilizados para definir a velocidade máxima de uma via?

Entenda o que é necessário analisar ao escolher a velocidade máxima da via

Escrito por Portal ONSV

21 FEV 2024 - 16H35

Toda via possui uma velocidade máxima de circulação, mas, alguns motoristas podem se perguntar qual o motivo do limite escolhido. Iremos explorar mais sobre o assunto neste post.

A velocidade máxima de circulação dos veículos, no Brasil, varia de acordo com estudos do órgão de trânsito com circunscrição sobre a via. A análise precisa levar em consideração as características técnicas da via e as condições do tráfego, ou seja, se circulam muitos pedestres ou veículos lentos. Além de outros fatores como o tipo de pavimento, o volume de uso e se a pista é simples ou dupla.

Na prática, é calculada a velocidade de 85% dos veículos que transitam pelo local. As vias que possuem escolas e interseções têm uma velocidade máxima menor.

O condutor precisa estar atento sobre os limites de velocidade da via, através da sinalização. No entanto, no Brasil, nem todas as vias possuem sinalização. Nestes casos, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece os seguintes limites:

- Para vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais;

- Para rodovias: 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas e 90km/h para caminhões e outros veículos pesados;

- Para estradas: 60 km/h para todos os veículos.

Entenda que: vias urbanas são ruas e avenidas que cortam as cidades, já as rodovias são vias de transporte interurbano de alta velocidade mais afastadas dos centros urbanos e as estradas são vias rurais não asfaltadas.

As velocidades máximas das vias são definidas para garantir a segurança dos componentes do sistema de tráfego. Transitar acima do limite de velocidade estabelecido é uma infração grave e, a depender do quanto é ultrapassada, gravíssima. Além disso, representa um grande risco, principalmente, porque, quanto maior a velocidade, maiores as consequências caso ocorra um sinistro de trânsito.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Seguranca_viaria_no_brasil_live_ipos_observatorio_imtraff
Live

Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas

O IPOS – Instituto de Especialização, realizou na última terça-feira (21), o evento on-line Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas, com a participação dos palestrantes Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e Frederico Rodrigues, diretor da Imtraff Engenharia e Mobilidade. O evento faz parte de uma série de lives promovidas pelo Instituto durante esta semana com foco na segurança viária, em celebração ao mês de ações do Movimento Maio Amarelo.

Campinas_registra_maior_numero_de_mortes_no_transito_em_abril
Observadores Certificados

Campinas/SP registrou o maior número de mortes no trânsito no mês de abril

A CBN Campinas (99,1 FM), informou na última sexta-feira (17), que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou aumento de 42% no número de vítimas fatais em sinistros de trânsito nos quatro primeiros meses de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Lima foi consultado pela reportagem para falar sobre esses dados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.