Os Observadores Certificados, Anderson Boás, Ulisses Bertoldo, Johnatham Fontinele e Thomas Jefferson, representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, no estado do Maranhão, apresentaram o projeto Maio Amarelo Sem Fronteiras, durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O evento foi inteiramente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores, destacando o idioma como uma ferramenta fundamental para a promoção de conexões internacionais.
O Projeto, vencedor do Prêmio Destaques Maio Amarelo de 2024, na categoria Sociedade Civil Organizada, foi criado para romper barreiras geográficas e engajar diferentes regiões por meio da educação para o trânsito.
Em constante crescimento, a iniciativa segue ativa e tem ampliado sua atuação por diversos municípios do Maranhão, reunindo cada vez mais apoiadores engajados na promoção da segurança viária.
Sobre o evento
Os Observadores Certificados ficaram lisonjeados pelo convite do Fórum de Francofonia da UFMA, visto que carrega um legado histórico que reforça a importância do idioma francês em sua formação cultural e social, além de representar uma porta de entrada para o fortalecimento das conexões globais.
Ulisses Bertoldo, Observador Certificado do ONSV e um dos responsáveis pela apresentação, celebrou o momento. “Participar de um evento dessa magnitude, inteiramente em francês, com o Maio Amarelo Sem Fronteiras, é motivo de grande satisfação. São Luís possui uma relação histórica com a França, e poder abordar a importância da segurança viária em outro idioma amplia as possibilidades de disseminar a educação para o trânsito e de conectar nossas ações a iniciativas internacionais.”
Francês no Brasil e a segurança viária além das fronteiras
No Brasil, a presença do idioma francês é marcante em diversos setores, especialmente nos meios acadêmico, turístico, empresarial e diplomático. Dominar a língua francesa não apenas amplia oportunidades profissionais, como também fortalece laços de cooperação internacional.
Ao inserir o Maio Amarelo Sem Fronteiras nesse cenário, os Observadores do Maranhão demonstram que a causa da segurança viária pode — e deve — ultrapassar barreiras geográficas e culturais, unindo diferentes povos em torno de um propósito comum: salvar vidas e promover um trânsito mais humano e seguro.
O Observatório Nacional de Segurança Viária reafirma seu compromisso com essa missão, levando o Maio Amarelo a múltiplos idiomas e contextos, semeando responsabilidade, respeito e consciência no trânsito por todo o Brasil — e, agora, também no universo francófono.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.