No episódio 42 do podcast do Observatório, o Observaí, o CEO do Observatório, Paulo Guimarães, o Head de Comunicação e Marketing, Rodrigo Ribeiro e o Head de Mobilidade Segura, Pedro Borges, conversaram sobre como os óculos inteligentes, como o Vision Pro, recém lançado pela Apple, podem influenciar na mobilidade urbana.
O Observatório está sempre atento às inovações que podem causar mudanças no cenário da segurança viária. O Vision pro, da Apple, é um equipamento de realidade aumentada que junta a realidade virtual com o mundo real. Ele possui 9 câmeras que geram uma infinidade de interações.
Recentemente, um vídeo de um motorista dirigindo um carro da Tesla, porém, utilizando o óculos de realidade aumentada, viralizou nas redes sociais. Isso gerou um alerta para quais implicações que isso tem em relação à segurança no trânsito e quais as restrições relacionadas a ele.
É importante ressaltar que isso ainda é algo que está sendo discutido e por ser algo novo, ainda não possui leis direcionadas a isso. Independente disso, o motorista deve estar sempre atento, mesmo que o veículo tenha o piloto automático, por exemplo.
No Brasil, a legislação diz que é proibida a instalação de equipamento capaz de gerar imagens para fim de entretenimento, ou seja, isso abrange todos os tipos de equipamento multimídia. Sendo assim, na legislação de trânsito brasileira, os óculos inteligentes são proibidos de serem utilizados no trânsito.
No manual dos óculos Vision Pro da Apple, eles já alertaram sobre a utilização do equipamento durante deslocamentos, sejam ele de carro, moto, bicicleta ou até mesmo a pé. Os óculos podem tirar sua atenção e acabar causando problemas.
Ainda está em fase de teste uma espécie de "modo avião" nos óculos inteligentes. Esse modo seria, principalmente, para ser usado durante o deslocamento. O aprimoramento dessa ferramenta seria interessante para auxiliar na tarefa de direção, se utilizado com responsabilidade.
Assista o episódio do podcast Observaí e saiba mais:
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.