O quadro Segurança é aqui com Garonce, do programa Brasil Caminhoneiro, destacou o controle por câmera nas boleias dos caminhões para auxiliar na segurança do condutor e das estradas. O quadro apresentado por Francisco Garonce, relações institucionais do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), transmitido na RecordTV, no sábado (24/07), também ouviu o advogado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do ONSV, Maurício Pontello.
O videomonitoramento foi utilizado para registrar o que se passa na boleia dos caminhões, com mais de 100 mil horas de gravação, para a análise de um estudo publicado que trouxe dados surpreendentes na comparação do perfil dos condutores com os principais erros cometidos.
Entre os resultados, foi identificado que os caminhoneiros com menos tempo de carteira de habilitação cometem quase três vezes mais erros que os veteranos com mais de dez anos de experiência na estrada. Motoristas com idade entre 20 e 29 anos apresentam dez vezes mais erros de postura enquanto estão dirigindo, do que os condutores com mais de 60 anos. O estudo apontou também que das 100 mil horas registradas, em 70% desse tempo, os caminhoneiros não cometeram nenhum ato inseguro no trânsito.
Para Maurício Pontello, “é um monitorar associado a outras ações e aí sim, associado a outras ações que vai visar o resultado que é a mudança do comportamento. Essa mudança de comportamento. Essa mudança de comportamento é para que? Para que ela elimine riscos e aumente a segurança. Isso é o aspecto mais nobre que nós podemos chamar de educação para o trânsito, quando nós atingimos esse resultado”, pontuou.
Assista ao quadro completo:
[vc_video link="https://youtu.be/BEV05OIbtj0" align="center"]
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.