16 out 2018 Calçado adequado é sinônimo de segurança no trânsito
Alertar sobre o calçado adequado para dirigir é sempre importante. O Jornal Diário do Nordeste abordou o assunto e utilizou as orientações dadas pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para tratar o tema. A orientação geral do OBSERVATÓRIO é que o pé precisa de conforto para apertar os pedais. A solução é utilizar um calçado adequado para evitar as multas e até acidentes. Chinelos, sandálias e rasteirinhas “não devem nunca ser adotados no volante”, bem como “saltos e solados lisos também devem ser abolidos ao entrar no carro”, explica a entidade.
Tamancos
No caso das mulheres, sandálias tipo anabela, plataformas e tamancos podem dificultar a avaliação da distância dos pedais e também a noção de força ao acioná-los, segundo o OBSERVATÓRIO.
Existe ainda a possibilidade de eles se enroscarem nos pedais. Já em dias de chuva, é importante utilizar calçados antiderrapantes.
Não há proibição quanto à prática de dirigir com os pés descalços, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, mas o OBSERVATÓRIO chama a atenção para o fato de que em dias muito quentes – típicos do Ceará -, os pedais podem ficar superaquecidos e provocar desconforto principalmente para motociclistas, que também apoiam os pés no asfalto.
Para ler a matéria completa, clique aqui.
Rogério Gomes de Oliveira
Posted at 08:50h, 13 abrilMuito interessante está informação! Parabéns