Matérias

CAMPO LARGO/PR INAUGURA PISTA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

Escrito por Portal ONSV

29 SET 2022 - 10H52

Primeiro município do Paraná a inserir o programa Educa nas escolas, reforça ensino sobre segurança viária entre estudantes

Campo Largo, município participante do programa Laço Amarelo, no Paraná, inaugurou no último dia 22, a nova Pista Municipal de Trânsito para ensino sobre segurança viária. O município que já aderiu ao programa Educa, conta com um espaço para que escolas e corpo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação possam reforçar o ensino sobre trânsito seguro, sinalização, mobilidade e direção defensiva.

Ação é idealizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e contemplará os alunos da Rede Municipal de Ensino, em uma parceria com a Educação Municipal. Essa atividade conjunta já ministrou o programa Educa, adquirido do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e entregue e desenvolvido em sala de aula com 200 estudantes em 2021, mais 250 em 2022, e para 1.870 alunos, em 2023. Os livros trazem temas relacionados ao trânsito seguro expostos de forma didática para crianças dos 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I.

O evento de inauguração contou com a presença de mais de 30 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Dona Fina, junto às professoras e profissionais do estabelecimento de ensino. Também contou com a presença de lideranças públicas do município e do estado. O intuito é disseminar ações de prevenção no trânsito e de segurança viária. O espaço é mais um equipamento de serviços direcionados às crianças, adolescentes e jovens, em um projeto com parceria entre a Prefeitura de Campo Largo, a Escola Pública de Trânsito de Curitiba e o OBSERVATÓRIO.

A Pista Municipal de Trânsito faz frente às diversas situações vivenciadas no trânsito e vem para ampliar o aprendizado em segurança viária e, especialmente, ensinar medidas simples de preservação da vida. A pista possui sinalização horizontal e logo terá completa sinalização vertical para ensinar às crianças sobre respeito às velocidades permitidas, direção defensiva, leitura das placas indicativas e todos os assuntos que levam à segurança viária de uma localidade, seja cidade, estado e/ou país.

O secretário de Ordem Pública de Campo Largo e Observador Certificado, Samir Moussa, declarou que há quase dois anos vem articulando encontros e adquirindo experiência e materiais para que o município se torne referência em trânsito seguro.

Participaram da inauguração o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem; o vereador Pedro Barausse, Presidente da Câmara Municipal de Campo Largo; o secretário municipal de Ordem Pública e Observador Certificado, Samir Moussa; como representante pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a pedagoga e consultora educacional, Stefania Alvise; os também Observadores Certificados, Valdilson Lopes e Edmilson Romualdo; o diretor-geral do Detran/PR, Adriano Furtado; o diretor de Tecnologia do Destran/PR, Guilherme Rangel; secretários municipais; o presidente da Cocel, José Arlindo Chemin; diretoria da Secretaria Municipal de Educação, Bruno Cézar e Taísa Helena; profissionais da Educação e estudantes da Escola Municipal Dona Fina; o comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, Marcos Leitão; mais efetivo; coordenação da Guarda Mirim local; o representante do Corpo de Bombeiros Campo Largo, Cabo Freitas; o coordenador da Defesa Civil Municipal, Maicon Soares; equipe do Deptran Campo Largo; o diretor do Departamento de Trânsito do município de Araucária, Luiz Gouveia; o coordenador do curso de Gestão de Trânsito e Mobilidade da Uninter, Valdilson Lopes; a representante da Acicla, Ana Caluciuk; o grupo de escoteiros ECO e mais convidados.

Vídeo: https://fb.watch/fRkA26QTMP/

Leia a matéria completa:

https://campolargo.atende.net/cidadao/noticia/pista-municipal-de-transito-e-inaugurada-em-campo-largo-para-ensino-sobre-seguranca-viaria

[vc_gallery interval="3" images="30680,30682,30685,30687,30688" img_size="full"]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.