Silêncio dos motores elétricos tornou-se alvo de preocupação em diversos países
O programa CBN AutoEsporte, apresentado por Guilherme Muniz e Marcus Vinicius Gasques, destacou a preocupação de países como Estados Unidos e outros na Europa, que passaram a exigir por lei, que motores de carros elétricos emitam um som para alertar pedestres e outro, para motoristas. Para discutir o tema, o programa conversou com o pesquisador associado da UnB (Universidade de Brasília) e relações institucionais do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Francisco Garonce.
Com a transição dos veículos de tração à combustão para a tração elétrica, houve um aumento significativo de sinistros de trânsito, principalmente envolvendo os pedestres, já acostumados com a informação sonora, destacou Garonce.
“As pessoas se acostumaram a ter a informação sonora, o ruído, como um meio de alerta. Agora quando nós passamos para os veículos com tração elétrica, em que a gente vê que eles podem ser completamente silenciosos, o que no primeiro momento foi um alívio, depois se mostrou na prática, em diversos municípios, não só no Brasil, mas no exterior, que implantaram os primeiros ônibus elétricos, que começou a ver um número significativo de sinistros de trânsito por conta da inexistência dos sons, principalmente com os pedestres”, frisou.
O pesquisador e relações institucionais do OBSERVATÓRIO, Francisco Garonce, ressaltou também que, em algum momento, será necessário adotar um padrão para que os sons de alerta possam ser reconhecidos e entendidos pelas pessoas.
“Se cada carro tiver um som diferente, e cada um deles for usado com um propósito, as pessoas não terão mais nesses sons alguma referência para que ajude a orientá-las, se o carro está se aproximando, se afastando, parado, se está dando marcha à ré, então é legal, se a gente está em um momento muito incipiente, é o início de um processo, mas em algum momento, as montadoras mundiais vão ter que se reunir e discutir, afinal de contas, se nós queremos alertar e elevar o grau de segurança de quem interagi com o veículo elétrico, de alguma forma a gente tem que padronizar, porque senão, as pessoas não vão entender o que aqueles sons estão querendo transmitir”, apontou Garonce.
Ouça o programa completo: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/366622/27-carros-eletricos-terao-que-emitir-sons-por-razo.htm
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.