Loader
Celesc Distribuição S.A. promove palestra de Condução Econômica e Segura ministrada por Observador Certificado
29792
post-template-default,single,single-post,postid-29792,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

Celesc Distribuição S.A. promove palestra de Condução Econômica e Segura ministrada por Observador Certificado

Celesc Distribuição S.A. promove palestra de Condução Econômica e Segura ministrada por Observador Certificado

Ação destacou a conscientização para o trânsito seguro durante o Maio Amarelo

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) Distribuição S.A., por meio da DPAD/DVGM (Divisão de Gestão de Mobilidade), em parceria com a CIPA da Administração Central e com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, realizou palestra online com o tema “Condução Econômica e Segura”, com objetivo de conscientizar os colaboradores em maio, mês em que se promove o Movimento Maio Amarelo.

Com apresentação do gerente Eduardo Perozin (DPAD/DVGM), o encontro também contou com a saudação do gerente do Departamento de Administração (DPAD), Jorge Luiz Pereira, e do gerente do Departamento de Segurança, Saúde e Bem Estar (PRE/DPSS), Ricardo Furlanetto. Com mais de 150 expectadores ao vivo, o evento foi conduzido pelo palestrante Wallace Silva de Sousa, pós-graduado em Direito de Trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO desde 2020.

Sousa abordou a importância na combinação de segurança e economia na condução do veículo, além da maneira correta de se utilizar os recursos e dispositivos do automóvel, como freio, acelerador, tanque de combustível e a manutenção periódica dos itens como pneus, por exemplo.

O palestrante criticou a ausência de conteúdos como esse no CFC (Curso de Formação de Condutores). “O CFC tem sua importância no papel da educação, mas não é suficiente para dirigibilidade, pois o aluno aprende somente o necessário para passar na prova, porém o mais importante se aprende somente no dia a dia”. Ele ainda completou: “Os recursos tecnológicos do veículo perdem eficiência se não houver treinamento específico para a utilização correta”.

Wallace trouxe diversas dicas importantes. Veja alguns pontos importantes dessa apresentação:

Sempre que possível, transite com o veículo com tanque pela metade ou mais. Dessa maneira, evita- se maior evaporação do combustível, trazendo maior economia. Quanto à segurança do veículo, esse ponto é importante porque quanto maior volume de combustível no tanque, menor é o risco de aquecimento excessivo no recipiente, prevenindo a queima da bomba de combustível.

Se avistar algo em que seja necessário frear ou diminuir a velocidade significativamente, utilize a direção defensiva: mantenha a pressão constante nos pedais e, assim que necessário, tire o pé do acelerador e use a inércia. Só depois disso, acione o freio. Assim você evita a frenagem brusca que, além de perigosa, gasta os recursos do veículo mais rapidamente.

A figura ao lado ilustra um veículo em uma subida. Neste caso do exemplo, a indicação é que se faça a maior parte da aceleração no início da subida, com menos aceleração no fim. Dessa maneira, além de gerar economia por forçar menos o motor, ainda garante melhor tempo previsibilidade ao condutor quanto ao caminho à sua frente.

Outras dicas abordadas durante o evento:

  • Manter distância segura;
  • Sempre sair com antecedência;
  • Observar cargas desnecessárias;
  • Manter os pneus calibrados;
  • Evitar colocar pressão nos pedais;
  • Manter velocidade constante;
  • Nunca descer na “banguela”, com o câmbio no neutro.

Com informações de Nani Rosa (DPGP/Supervisão de Comunicação Interna)

No Comments

Post A Comment