Comunicação

1ª REUNIÃO TÉCNICA EDUCA 2023

Encontro reuniu todos os municípios integrantes do programa e apresentou as diretrizes para este ano

Escrito por Portal ONSV

11 ABR 2023 - 09H53

A equipe de Coordenação Nacional do Programa OBSERVATÓRIO Educa realizou na última semana de março, a 1ª reunião técnica de 2023, com os municípios que integram o programa desde 2021 e com os novos participantes. O encontro contou com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que parabenizou os municípios pela adesão ao programa e apresentou, com exclusividade, a campanha do Movimento Maio Amarelo 2023.

“Esses encontros permitem, além de uma maior interação do OBSERVATÓRIO, da Coordenação Nacional do Educa e dos municípios participantes, a troca de conhecimentos locais sobre as práticas adotadas para a implementação do Programa Educa, assim como, as próprias ações de conscientização elaboradas por esses municípios a partir do nosso projeto de Educação para o Trânsito”, destacou o CEO do OBSERVATÓRIO.

Edira Soares, coordenadora Nacional do Programa Educa informou sobre o encerramento do projeto-piloto, com a fase final de distribuição dos últimos exemplares dos livros físicos dos alunos, e que o programa terá continuidade de acordo com o calendário de ações para o ano de 2023, conforme apresentado na reunião.

“As reuniões de acompanhamento são um momento muito importante de interação, troca de informações e de conhecimento das boas práticas do Educa em todo o país”, ressaltou Edira Soares.

Durante todo o ano os municípios participantes do programa OBSERVATÓRIO Educa terão reuniões nacionais de acompanhamento, além de serem realizadas também reuniões regionais pela equipe da coordenação do programa. Em relação à capacitação de educadores, está em andamento uma turma do itinerário formativo Educa, em formato EaD, por meio da plataforma OBSERVATÓRIO Academy, e durante o mês de abril, estão previstas aulas presenciais em três encontros.

Na reunião foi apresentada também o formato de comunicação que as escolas devem adotar para publicar as atividades realizadas na página da Rede Nacional Educa no Facebook. Os municípios também foram convidados para iniciarem as aulas inaugurais e se planejarem para as ações do Dia D Maio Amarelo das escolas Educa.

Este ano, a ação será realizada na quinta-feira, 18 de maio. Devido à amplitude e sucesso do Dia D Educa, o OBSERVATÓRIO criou a categoria Instituições de Ensino, no Destaques Maio Amarelo, para celebrar as ações de impacto que as instituições de ensino realizarem durante o mês em comemoração ao Movimento Maio Amarelo.

Relatório Informativo Educa e Movimento Maio Amarelo

Foi disponibilizado durante a reunião o link de acesso ao relatório informativo do Educa 2022, o link de acesso ao material da campanha do Movimento Maio Amarelo 2023 e o link da resolução 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito que trata das campanhas educativas e o calendário de trânsito disponibilizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

A Coordenadora do Educa, Edira Soares destacou que no vídeo da campanha do Maio Amarelo deste ano existe uma frase que é um convite para todos os educadores. “‘Eu escolho ensinar’, às crianças e adolescentes como serem cidadãos no ambiente do trânsito e serem exemplos de práticas empáticas e seguras”, afirmou.

Durante a reunião, foi inaugurado um quadro para que os municípios pudessem apresentar as atividades e ampliação dos investimentos em Educação para o trânsito feito pelo município. Japaratinga, em Alagoas, foi o primeiro a contribuir, apresentando a implantação de sinalização horizontal e vertical e a criação de uma Lei Municipal instituindo a Educação para o Trânsito no município.

O Conselheiro do Cetran de Alagoas e Observador Certificado, João Batista, ressaltou a importância do projeto, o apoio dos gestores e o principal resultado, a redução de sinistros no trânsito. O município de Japaratinga caiu da 10ª para a 18ª posição no sistema Renaest. A reunião contou com mais de 100 representantes de municípios participantes do programa Educa.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.