
ANO NOVO, NOVA MARCA!
Apesar de receber elogios por onde passa, a logomarca do OBSERVATÓRIO, que já completou 10 anos, passa por sua primeira releitura
Apesar de receber elogios por onde passa, a logomarca do OBSERVATÓRIO, que já completou 10 anos, passa por sua primeira releitura. Com as novas diretrizes da 2ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito, as 12 Metas Globais de Segurança no Trânsito e o PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), era preciso renovar a marca.
Para isso, o OBSERVARTÓRIO contou com a expertise da agência Vitor Sayao Design que propôs um rebranding da marca bem sutil, porém, muito significativo. Além disso, mudamos a tipologia das letras para representar a diversidade, e trocamos as cores de referência que tinham a predominância do preto e do amarelo, em alusão aos materiais de sinalização. Para estar em linha com as novas diretrizes mundiais, as novas cores acompanham as mesmas propostas pelo Plano Global, desenvolvido pela OMS (Organização das Nações Unidas) e pelas Comissões Regionais em cooperação com parceiros envolvidos com o tema. Esse é um documento orientador que visa apoiar a implementação da 2ª Década 2021-2030 e seus objetivos.
Cada cor adotada pelo Plano Global tem um significado:

Além do vínculo com o Plano Global, as novas cores tiram o foco da sinalização de trânsito e trazem um aspecto de humanização, colocando o ser humano como peça central de nossas ações. E o OBSERVATÓRIO vai usar e abusar dessas cores nos próximos 10 anos, reforçando o compromisso de que: somente juntos vamos reverter o atual quadro de sinistros de trânsito no país e no mundo.
Nossa marca, nossas cores e nossos canais de comunicação estarão alinhados com a mensagem que cada cor representa no Plano Global.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.