
ANO NOVO, TUDO NOVO!
Nova marca, novo portal, nova direção: OBSERVATÓRIO apresenta as inovações para os próximos 10 anos
Desde a celebração dos 10 anos do OBSERVATÓRIO, ocorrida em setembro de 2021, a entidade vem passando por uma criteriosa reestruturação. Todos os setores fizeram uma imersão em seus processos, projetos, programas, reavaliando modos e operações para nesse 2023, apresentar a sociedade os novos desafios e metas a serem alcançadas na próxima década.
Foram meses de trabalho intenso e complexo que envolveram a reposição da marca frente parceiros, mantenedores, órgãos públicos; buscar novas metodologias e conceitos internacionais com comprovado sucesso em outros países e, principalmente, elaborar a nova visão estratégica do OBSERVATÓRIO 2020-2030.
Foi preciso também realinhar os eixos de atuação frente as novas metas internacionais como as promulgadas pela 2ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito (ONU/2020-2030), definidas durante a 2ª Conferência Ministerial de Segurança no Trânsito, realizada na Suécia, em 2020; as 12 Metas Globais de Segurança no Trânsito (ONU 2015) e mais recentemente, as diretrizes do PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões do Trânsito), revisado em 2021.
A primeira mudança organizacional interna foi a constituição de um Conselho Deliberativo. Com isso, a presidência mudou. O então fundador e diretor presidente José Aurelio Ramalho deixou o cargo que ocupava desde a fundação e passou a presidir o Conselho. O engenheiro Paulo Guimarães, que já havia ocupado o cargo de diretor técnico do OBSERVATÓRIO entre os anos de 2014 à 2016, aceitou o desafio e assumiu a presidência com o cargo de CEO.
Paulo, que foi secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos-SP entre os anos de 2017 a 2022 e, durante esse período, presidiu também o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, coordenou inúmeras discussões de inovação e tecnologia na área.
O OBSERVATÓRIO deixa de ter um vice-presidente, cargo ocupado por Mauro Gil, também desde a fundação da entidade. Ele e o prof. Dr. Tiago Bastos da UFPR (Universidade Federal do Paraná), passam a integrar o Conselho Deliberativo, juntamente com Ramalho.
Para Paulo “é uma honra e uma oportunidade aceitar o desafio de conduzir uma instituição que já produziu tantos resultados para o avanço da cultura de segurança no trânsito da sociedade brasileira. Meu grande desafio será dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo fundador José Ramalho e sua equipe, renovando as metodologias e tecnologias utilizadas para produzir ainda mais resultados, cumprindo com o nosso papel de representantes da sociedade brasileira para a promoção da mobilidade segura.”
Outras alterações, importantes com relação ao estatuto da entidade e na sua forma de atuação foram:
- Adequação do estatuto ao novo marco regulatório brasileiro para o terceiro setor;
- Ampliação da área de atuação, incorporando atividades relacionadas à mobilidade segura e sustentável além da segurança viária e veicular;
- Intensificação das atividades relacionadas à entrega de conteúdos por meio de eventos, campanhas, capacitações e treinamentos;
- Ampliação da participação de membros e parceiros da entidade, abrindo espaço para a participação de mantenedores, voluntários e parceiros no direcionamento estratégico da instituição;
- Alinhamento com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
"Olhar para dentro é muito mais difícil que para fora. Desfazer o que já está acontecendo é muito mais trabalhoso do que começar do zero", afirma José Aurelio Ramalho, presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO.
Outra mudança importante é a nova sede. A partir de janeiro, o OBSERVATÓRIO está sediado dentro do Parque Tecnológico de São José dos Campos, liderando institucionalmente o Cluster Brasileiro de Mobilidade que começa a ser montado nesse ambiente. O Parque Tecnológico de São José dos Campos foi o primeiro espaço dessa natureza montado no estado de São Paulo e nasceu com o objetivo de ser protagonista no desenvolvimento da região e do país, sendo um grande articulador para a criação de novas tecnologias, novos produtos e novos processos. Sempre uma peça fundamental para o empreendedorismo inovador em todo o país.

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O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (31), o Webinar: Excesso de Velocidade e Ambiente Urbano com o objetivo de apresentar e debater evidências relacionadas à prática do excesso de velocidade em ambiente urbano, utilizando como estudo de caso a cidade de Curitiba, no Paraná.

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