Comunicação

ANO NOVO, TUDO NOVO!

Nova marca, novo portal, nova direção: OBSERVATÓRIO apresenta as inovações para os próximos 10 anos

Escrito por Portal ONSV

28 FEV 2023 - 14H14 (Atualizada em 02 MAR 2023 - 17H06)

Desde a celebração dos 10 anos do OBSERVATÓRIO, ocorrida em setembro de 2021, a entidade vem passando por uma criteriosa reestruturação. Todos os setores fizeram uma imersão em seus processos, projetos, programas, reavaliando modos e operações para nesse 2023, apresentar a sociedade os novos desafios e metas a serem alcançadas na próxima década.

Foram meses de trabalho intenso e complexo que envolveram a reposição da marca frente parceiros, mantenedores, órgãos públicos; buscar novas metodologias e conceitos internacionais com comprovado sucesso em outros países e, principalmente, elaborar a nova visão estratégica do OBSERVATÓRIO 2020-2030.

Foi preciso também realinhar os eixos de atuação frente as novas metas internacionais como as promulgadas pela 2ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito (ONU/2020-2030), definidas durante a 2ª Conferência Ministerial de Segurança no Trânsito, realizada na Suécia, em 2020; as 12 Metas Globais de Segurança no Trânsito (ONU 2015) e mais recentemente, as diretrizes do PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões do Trânsito), revisado em 2021.

A primeira mudança organizacional interna foi a constituição de um Conselho Deliberativo. Com isso, a presidência mudou. O então fundador e diretor presidente José Aurelio Ramalho deixou o cargo que ocupava desde a fundação e passou a presidir o Conselho. O engenheiro Paulo Guimarães, que já havia ocupado o cargo de diretor técnico do OBSERVATÓRIO entre os anos de 2014 à 2016, aceitou o desafio e assumiu a presidência com o cargo de CEO.

Paulo, que foi secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos-SP entre os anos de 2017 a 2022 e, durante esse período, presidiu também o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, coordenou inúmeras discussões de inovação e tecnologia na área.

O OBSERVATÓRIO deixa de ter um vice-presidente, cargo ocupado por Mauro Gil, também desde a fundação da entidade. Ele e o prof. Dr. Tiago Bastos da UFPR (Universidade Federal do Paraná), passam a integrar o Conselho Deliberativo, juntamente com Ramalho.

Para Paulo “é uma honra e uma oportunidade aceitar o desafio de conduzir uma instituição que já produziu tantos resultados para o avanço da cultura de segurança no trânsito da sociedade brasileira. Meu grande desafio será dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo fundador José Ramalho e sua equipe, renovando as metodologias e tecnologias utilizadas para produzir ainda mais resultados, cumprindo com o nosso papel de representantes da sociedade brasileira para a promoção da mobilidade segura.”

Outras alterações, importantes com relação ao estatuto da entidade e na sua forma de atuação foram:

  • Adequação do estatuto ao novo marco regulatório brasileiro para o terceiro setor;
  • Ampliação da área de atuação, incorporando atividades relacionadas à mobilidade segura e sustentável além da segurança viária e veicular;
  • Intensificação das atividades relacionadas à entrega de conteúdos por meio de eventos, campanhas, capacitações e treinamentos;
  • Ampliação da participação de membros e parceiros da entidade, abrindo espaço para a participação de mantenedores, voluntários e parceiros no direcionamento estratégico da instituição;
  • Alinhamento com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

"Olhar para dentro é muito mais difícil que para fora. Desfazer o que já está acontecendo é muito mais trabalhoso do que começar do zero", afirma José Aurelio Ramalho, presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO.

Outra mudança importante é a nova sede. A partir de janeiro, o OBSERVATÓRIO está sediado dentro do Parque Tecnológico de São José dos Campos, liderando institucionalmente o Cluster Brasileiro de Mobilidade que começa a ser montado nesse ambiente. O Parque Tecnológico de São José dos Campos foi o primeiro espaço dessa natureza montado no estado de São Paulo e nasceu com o objetivo de ser protagonista no desenvolvimento da região e do país, sendo um grande articulador para a criação de novas tecnologias, novos produtos e novos processos. Sempre uma peça fundamental para o empreendedorismo inovador em todo o país.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.