Campanha cedida gratuitamente pela ANFAVEA pode ser utilizada pela sociedade
Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro. Para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de realizar ações de conscientização, com foco na redução dos acidentes de trânsito, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária disponibiliza a campanha No trânsito, o sentido é a vida, cujo mote das peças publicitárias é: “Como seria o trânsito dos seus sonhos? ”. Trata-se de uma reflexão das crianças para imaginarem o trânsito ideal, sem violência e acidentes. O filme relata, com leveza, como o trânsito afeta a todos nós, independentemente da idade. O OBSERVATÓRIO, em parceria com a Agência Atua, criou uma série de peças publicitárias para promover a reflexão sobre o comportamento diário de cada cidadão em seus deslocamentos.
Para o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Jerry Dias, a Semana Nacional de Trânsito é um momento para reflexão a respeito da necessidade de ações efetivas que promovam a redução das mortes e lesões no trânsito.
Segundo Dias, dados do seguro DPVAT revelaram que, de 2008 a 2017, cerca de 500 mil pessoas perderam a vida no trânsito brasileiro e outras 3 milhões ficaram com algum tipo de invalidez permanente. “É uma questão é complexa, deve ser considerada como um problema de saúde pública. Por isso é necessária a construção de soluções por toda a sociedade. Cada pessoa deve entender que faz parte da solução, sendo mais cortês no trânsito, compreendendo que, no trânsito, o sentido é a vida”, afirmou o diretor.
A campanha é oferecida gratuitamente pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) à sociedade e, por meio dos depoimentos dados livremente pelas crianças, que se transformaram em vídeo para a campanha #MeOuça, divulgada durante o Maio Amarelo, convida a sociedade a pensar e agir para a realização desse sonho, todos eles com a mesma intenção: “Queremos respeito”.
“Essa campanha se encaixa perfeitamente às expectativas da indústria automobilística por um trânsito cada vez mais seguro. Na nossa visão, a segurança viária tem várias dimensões, que passam pelos equipamentos de segurança ativa e passiva cada vez mais presentes nos automóveis nacionais, pela qualidade das vias públicas e pela educação de todos os que trafegam por essas vias. O desafio é de toda a sociedade”, reforça Luiz Carlos Moraes, presidente da ANFAVEA.
“Nossa recomendação é que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, assim como a sociedade de uma forma geral, usem as peças da campanha cedida pela ANFAVEA, para que possamos reforçar o tema em vários ambientes, alcançando todo cidadão e trabalharmos o conceito de que todos temos a responsabilidade de tornar as nossas ruas e estradas mais seguras”, diz José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Sobre a importância da Educação para o Trânsito
Segundo a Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nº 166/04: “A educação para o trânsito ultrapassa a mera transmissão de informações. Tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudanças de valores, comportamentos e atitudes. Não se limita a eventos esporádicos e não permite ações descoordenadas. Pressupõe um processo de aprendizagem continuada e deve utilizar metodologias diversas para atingir diferentes faixas etárias e clientela diferenciada”.
É também na Semana Nacional de Trânsito que se comemora o aniversário da promulgação do CTB, sancionado no dia 23 de setembro de 1997. Essa data já é utilizada desde 1958, quando foi instituído o Dia do Trânsito – 25 de setembro – por meio do Decreto Federal 45.064/58.
“Se praticarmos o sentido da palavra empatia, ou seja, nos colocarmos no lugar do outro em todas as situações, a relação entre pessoas, veículos e vias vai mudar. O que queremos hoje é sonhar com algo possível e plausível, afinal nós acreditamos que a segurança no trânsito para todos que estão indo ou vindo em qualquer modo de transporte, em qualquer cidade ou rodovia do nosso país, pode existir sem mortos ou feridos, e deixar de ser apenas um sonho bom” conclui Ramalho.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.