Artigos

DIA MUNDIAL DO SONO 17 DE MARÇO

Como o sono impacta na mobilidade segura?

Escrito por Portal ONSV

27 MAR 2023 - 16H10 (Atualizada em 27 MAR 2023 - 16H36)

Medicina do Sono tem por objeto de estudo um estado fisiológico do organismo humano que ocorre com periodicidade – ritmo circadiano – a cada 24h. Nesse período, nosso organismo tem um funcionamento muito ativo, essencial para a saúde, porém diferente do momento de consciência. Regulação do sistema imune, do sistema cardiovascular, liberação de hormônios, sedimentação de memória, atuação do sistema glinfático, reparação neuronal são algumas das funções do sono.

Mobilidade segura significa fluidez e eficiência nos deslocamentos com baixos riscos de ocorrências e sinistros. Fatores envolvidos na qualidade do trânsito estão relacionados a concentração, capacidade de respostas a imprevistos – frenagem, desvios de rotas, seguir sinalizações, manter-se na faixa de rolamento.

Procuramos entender melhor o sono, pelos impactos diurnos que a duração inadequada ou falta de qualidade podem determinar. Exemplos do que acontece no humor, na irritabilidade, na memória e concentração são comuns e todos já vivenciamos. Entretanto, conseguir relacionar um problema crônico de sono não tratado a um motorista com carga horária de oito horas no trânsito de qualquer capital ou numa estrada parece ser algo que requer um poucos mais de entendimento.

Estudos recentes publicados em importantes publicações internacionais, trazem a sonolência como causa entre 10 a 30% das ocorrências (acidentes) de trânsito. Outro estudo, cita que a morte do motorista ocorreu em 11,4% dos acidentes relacionados à sonolência, em contraste com 5,6% dos acidentes não relacionados ao sono. Uma revisão publicada em 2022 traz como conclusão que portadores de apneia do sono tem um risco de acidente de trânsito 2,36 maior em comparação com a população em geral.

Como causas principais de sonolência diurna, encontramos a privação de sono aguda ou crônica, dirigir em horários inadequados do ciclo circadiano, distúrbios do sono não tratados: apneia do sono e insônia, outros distúrbios médicos ou psiquiátricos e uso de medicamentos/efeitos da substância. A prevalência populacional da apneia – paradas respiratórias - na população adulta na cidade de São Paulo foi estimada em 32,9% em 2010. A insônia – dificuldade para iniciar e manter o sono – foi estimada em 34%. Dados de 2022, descrevem 78 milhões de brasileiros como condutores habilitados.

No Brasil, a Medicina do Sono foi reconhecida como área de atuação médica desde 2011. Existem por volta de 500 especialistas apenas em todo o país com poucos locais de formação concentrados no Sudeste. Durante a graduação, aulas sobre sono são poucas, determinando uma limitação se difundir conhecimentos. Temos limitação para se fazer o diagnóstico em função da indisponibilidade de exames de monitorização do sono – polissonografia - e culminando com poucos tratamentos efetivos para a maioria das doenças do sono, tanto na questão de indisponibilidade de medicações, cirurgias e aparelhos de pressão positiva.

A probabilidade de encontramos motoristas com sonolência diurna no nosso dia a dia se mostra significativa. A capacidade de resposta às necessidades do trânsito ficam muito reduzidas em função dos impactos cognitivos, do raciocínio e da performance em dirigir. Temos uma sociedade com horários cada vez mais extensos, uso de equipamentos com luminosidade (celulares, tablets, computadores, TV) e cada vez menos horas de sono. Temos reduzida capacidade para diagnosticar e tratar distúrbios do sono. Temos cada mais motoristas nas ruas e estradas do Brasil!

Dentre as prioridades atuais tanto em saúde como em mobilidade urbana, o fator econômico é fundamental. Problemas de sono são diagnosticáveis e tratáveis. Reduzir o número de ocorrências por sonolência trará significativo impacto na redução de custos de atendimento hospitalar, danos materiais e vidas.


Prof Dr Edilson Zancanella

Presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono


Artigo publicado originalmente no caderno Mobilidade Estadão, em 17 de março de 2023: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-com-seguranca/17-de-marco-dia-mundial-do-sono-como-ele-impacta-na-mobilidade-segura/

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.