Artigos

Educa auxilia professores a falarem sobre trânsito no Programa Detran nas Escolas 2019

Escrito por Portal ONSV

01 ABR 2019 - 13H01

Mais de mil educadores receberam as cartilhas elaboradas pelo OBSERVATÓRIO

O 4º Ciclo de formação de professores do Programa Detran nas Escolas teve início na última semana do mês de março. A abertura oficial contou com a presença do diretor-geral do Detran-DF, Fabrício Moura. Numa parceria firmada entre o Detran-DF e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança no Trânsito, os educadores receberão instruções sobre como trabalhar o tema “Educação para o Trânsito” por meio das cartilhas do Programa Educa.

Esse curso é destinado aos professores, coordenadores e gestores das Unidades Escolares da SEDF e instituições conveniadas que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Possui carga horária de 120 horas, com certificação pela EAPE e será desenvolvido pela plataforma de ensino à distância da EAD do Detran.

“A cada ano, o número de professores capacitados pelo Programa cresce mais: em todo o ano de 2017 foram 525 inscritos, em 2018 foram 1.275 e em 2019, somente no primeiro trimestre, já são 1.100 inscritos no Programa Detran nas Escolas. Isso é reflexo de uma ação educativa conjunta que tem plantado e colhido bons resultados”, declarou o diretor-geral.

Essa colaboração entre Detran e a Secretaria de Estado de Educação (SEDF), busca incorporar a educação para o trânsito no ensino da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, para a formação de multiplicadores de assuntos relacionados à paz, à segurança e à consciência na mobilidade urbana.

Haverá o fornecimento de material didático aos professores cursistas e seus estudantes. Para a Educação Infantil, será entregue conjuntos de jogos educativos, para que conforme o nível escolar em que os professores abordem essas questões, possam desenvolver atividades. Além disso, contarão com materiais e atividades para serem desenvolvidas no ambiente virtual, na plataforma de ensino à distância do Detran.

Com essa ampla difusão de conhecimento, a Diretoria de Educação espera que cada vez mais crianças e jovens possam refletir sobre os cuidados que devem ter no trânsito, com o objetivo principal de evitar acidentes e mortes no trânsito.

 

[vc_gallery interval="3" images="20880,20881,20882,20883,20884,20885,20886,20887,20888,20889,20890" img_size="full"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.