Festa cheia de emoção aconteceu em Natal (RN) e reuniu pessoas de todo o mundo
Pelo sexto ano consecutivo, o Movimento MAIO AMARELO chamou a atenção de todo o planeta para uma causa urgente e que envolve toda a sociedade: o grande número de vítimas de acidentes de trânsito. A conscientização e a educação, promovidas através de ações, são formas de parar essa tragédia mundial. Então toda iniciativa nesse sentido precisa ser reconhecida. E as melhores, premiadas! Esse foi o objetivo da cerimônia de encerramento do MAIO AMARELO 2019, realizado no dia 28 de junho, em Natal (RN).
O evento, recheado de exemplos de boas práticas para um trânsito mais seguro, foi sediado pela Prefeitura Municipal de Natal, com apoio do FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte) e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. A grandiosidade da cerimônia refletiu os números obtidos pelo MAIO AMARELO 2019.
A campanha do MAIO AMARELO 2019 teve como mote “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA" e, por intermédio das crianças, sob a assinatura "#ME OUÇA”, levou à sociedade reflexões sobre como preservar vidas. Patrocinada pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), as peças, vídeo e spots disponibilizados à sociedade foram baixados mais de 20 mil vezes.
Mais de 21 milhões de pessoas receberam algum tipo de informação sobre o MAIO AMARELO. Foram mais de 100 milhões de acessos em sites e redes sociais do movimento. A imprensa de todo o mundo também contribuiu disseminando a cultura da paz no trânsito. Foram mais de 11 mil notícias publicadas ao longo do mês de maio, gerando mídia espontânea de R$ 169 milhões.
Festa e reconhecimento
Além de representantes dos organizadores do evento, diversas entidades ligadas ao trânsito nacional estiveram presentes. Entre elas a AND – Associação Nacional dos Detrans, o FOCOTRAN – Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto MOBIH.
João Batista, cerimonialista da Prefeitura de Natal, conduziu o evento. No palco, também comandando a festa, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, criador do Movimento Maio Amarelo, que chamou, um a um, os condecorados deste ano, com apoio da jornalista e observadora certificada Daniela Gurguel, que também participou da criação do Movimento.
“É importante dizer que o Movimento Maio Amarelo não acontece somente na Internet, mas sim, trata-se de um movimento que contagia, que leva as pessoas para as ruas, que este ano teve uma expansão internacional com ações que aconteceram no Uruguai, que fez um trabalho muito bacana”, destacou Ramalho, que aproveitou para agradecer todos aqueles que, ano após ano, tem apoiado o Maio Amarelo.
Para abrir a cerimônia a cantora Daniela Fernandes, acompanhada da violonista Juciana, interpretou uma versão da música Trem Bala, de Ana Vilela, com o tema trânsito, colocando os presentes em reflexão para a segurança de todos. Na sequência, o grupo de teatro da STTU (Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano) de Natal apresentou paródias da educação para o trânsito.
Natal e a celebração da vida no trânsito
A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Santos abriu o evento destacando a alegria e gratidão da cidade em sediar a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo 2019, citando que o movimento é feito por todos. “Trata-se de um momento festivo e de reconhecimento em Natal, que tem no seu nome a ideia da celebração da vida”, ressaltou.
Elequicina propôs à plateia uma reflexão sobre quantos são os parentes e amigos vítimas do trânsito. “Por isso, cuidar da vida no trânsito é nossa maior missão enquanto gestores das políticas públicas voltadas para a mobilidade das cidades, principalmente quando olhamos para as estatísticas que apontam o Brasil como terceiro país mais violento no trânsito”.
Homenagem especial
A secretária de Mobilidade Urbana de Natal fez uma homenagem especial à funcionária pública que foi a pioneira na implantação de ações do Maio Amarelo, a pedagoga Alcina Pereira, e desta forma condecorando fraternalmente todos que integram a STTU.
Alcina coordenou inúmeros projetos de educação para o trânsito, entre eles o “Transitando na cidade” e a criação do agente mirim de trânsito, disseminando o Maio Amarelo em todo o Rio Grande do Norte.
Reconhecimentos prestados
Campanha #Meouça - Agência Atua
Apoio: Ministério da Infraestrutura, Prefeitura de Natal, ARTESP
Patrocinadores do Maio Amarelo:
Categoria ouro: Anfavea, iFood e Sindseg-SP
Categoria prata: Auto Avaliar, Raízen e Uber
Categoria Bronze: Águia Branca, Instituto Mobih e Sascar
Representantes destaque:
Ouro: Rositânia Pereira de Faria (MA), Ricardo de Paulo e Marta Rosa dos Santos (RO) e Édina Poleto (ES)
Observadores certificados destaques : Bronze: Abimadabe Vieira, Adelmo Oliveira Amorim e Reginaldo Frigeri Martins
Premiados na iniciativa privada:
Categoria ouro: Renault, Suhai e Waze
Categoria prata: iFood, Rodobens e Valecard
Categoria bronze: Bradesco Seguros, Natura, Stock Car e Webmotors
Premiados do poder público:
Categoria ouro: DETRAN-MA, DETRAN-DF e STM-SP
Categoria prata: DETRAN-AC, DETRAN-AL e STTP Campina Grande
Categoria bronze: DETRAN-RJ, DETRAN-ES, DETRAN-RO e Conseg de Blumenau
Premiados da imprensa:
Ouro: Jornal Nacional, da TV Globo (jornalista César Menezes)
Prata: BandNews
Bronze: Rádio Trânsito, Brasil Caminhoneiro e TV Brasil
Ação Internacional: Mayo Amarillo em Uruguay – da
Cidadão Laço Amarelo: Antonio Carlos Botelho e Megale e Fred Carvalho
[maxbutton id="2" url="https://drive.google.com/drive/folders/1I6sVHwkMpJzslp071LmNWIU9VN4oxXah?usp=sharing" text="CONFIRA AS FOTOS" ]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.