No dia em que ocorreu a Abertura Oficial do Maio Amarelo (02/05/2023), o Ministério da Saúde informou um aumento no número de mortes por trânsito no Brasil.
Foram publicados os dados finais da mortalidade de 2021. Eu fui consultar o número de mortes por “acidentes” de trânsito e comparar com o ano anterior.
E não foram 1.000 mortes, em 2021, foram 1.097 mortes a mais que em 2020.
Com isolamento social (na pandemia de Covid19) ou sem isolamento social, desde 2019, o número só piora. Foi de 31.945 para 32.716 e agora, para 33.813.
Nossa epidemia de mortes no trânsito continua firme e forte.
No caminho contrário, encontramos frase: No trânsito, escolha a vida.
A campanha Maio Amarelo conclama às pessoas que façam uma reflexão sobre como estão lidando com o trânsito. O que está sendo colocado em primeiro lugar: a pressa, o dinheiro, o desejo, a festa, a preguiça, a tecnologia, as aparências...
Ninguém em sã consciência é capaz de dizer que qualquer coisa destas vale mais que a Vida. Mas, parece que frequentemente falta sanidade na consciência. Faltou de 2019 para 2020, e de 2020, para 2021.
Temos pedestres fazendo escolhas erradas, motociclistas escolhendo o que não deviam, motoristas escolhendo mal... E temos técnicos e gestores escolhendo com os critérios errados.
Em empresas privadas e públicas temos diretores escolhendo frotas que não privilegiam a vida, gerentes escolhendo planos de manutenção que desconsideram as vidas, supervisores montando escalas de trabalho que adoecem. Alguém, inclusive, escolheu não dar treinamento para sua equipe e deixar que eles sigam repetindo escolhas insalubres.
Neste Maio Amarelo, será que você pode fazer alguma coisa na sua empresa escolhendo colocar a vida de seus empregados em primeiro lugar?
Ronaro Ferreira, Belo Horizonte/MG
Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.