Matérias

ONSV na Mídia: OBSERVATÓRIO em destaque na mídia nacional

Com entrevistas e análises, OBSERVATÓRIO contribui para o debate público sobre trânsito seguro

Escrito por Portal ONSV

04 AGO 2025 - 14H52 (Atualizada em 04 AGO 2025 - 15H40)

Nos últimos dias, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença em pautas de grande relevância veiculadas por importantes meios de comunicação do país. A instituição foi fonte de informação especializada para diversos veículos, contribuindo com dados, análises e posicionamentos técnicos sobre temas que impactam diretamente a mobilidade e a segurança no trânsito brasileiro.

Entre as participações mais recentes, destacam-se entrevistas concedidas pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, abordando assuntos de grande repercussão, como a proposta do Governo Federal de alterar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Confira abaixo algumas das participações na imprensa:

Mudanças no processo de obtenção da CNH

Uma das pautas mais comentadas da última semana foi a possível mudança no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mencionada pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho. O OBSERVATÓRIO foi procurado por diversos veículos para comentar o tema.

Além do Mobilidade Estadão, que trouxe um depoimento do CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, em seu caderno online, a CNN Brasil também ouviu o especialista.

No portal da CNN, Paulo manifestou sua preocupação com a proposta. Segundo ele, o OBSERVATÓRIO dedicou mais de cinco anos à elaboração de um projeto para aprimorar a formação de condutores, o qual não avançou devido a pressões políticas e interesses mercadológicos. 

O OBSERVATÓRIO foi ouvido ou citado por outros veículos, como o Portal Mix Vale, Busão Curitiba, o Jornal do Comércio (RS) e o Jornal do Commercio (PE).

O Diretor de Operações do OBSERVATÓRIO, Ronaldo Rodrigues da Cunha, também se posicionou sobre o tema, em entrevista à Band News FM, no último sábado (02). “O que trazemos para a realidade brasileira é preocupação. As aulas práticas não são só algo burocrático — é nelas que se constrói o comportamento responsável e seguro. [...] Tirar esse processo tão necessário é preocupante, porque o Brasil é um dos países que mais mata no mundo”, afirmou Ronaldo Cunha.

Confira a reportagem no portal da CNN

Confira a participação do OBSERVATÓRIO na Band News

Semana do Motociclista

Além da pauta sobre a CNH, o OBSERVATÓRIO também foi destaque na mídia por sua análise sobre o crescimento da frota de motocicletas no país. Para o Diário do Grande ABC, que cobre cidades como Santo André, São Bernardo e São Caetano, Paulo Guimarães comentou o aumento de 42% no número de motocicletas na região, conforme dados do jornal.

A matéria também abordou outro dado alarmante: mais da metade dos condutores brasileiros não possui CNH, segundo informações da SENATRAN.

Paulo Guimarães alertou que o crescimento da frota foi acompanhado por uma maior frequência no uso de motocicletas, muitas vezes por pessoas sem preparo adequado:

“Muitos adquiriram uma moto, mas não passaram pelo processo de habilitação. É preciso haver maior rigor, tanto na formação de condutores quanto na fiscalização e punição para quem infringe regras e limites de velocidade, a fim de reverter o quadro de violência”, avaliou o CEO do OBSERVATÓRIO.

Confira a reportagem do Diário do Grande ABC

Os motociclista também foram pauta no Web Motors. No dia 01 de agosto, o portal falou sobre o Projeto Dica Segura, fruto de uma parceria entre OBSERVATÓRIO e a UBER. A matéria explicou o conceito e objetivo do programa, que conta com 10 vídeos educativos e materiais gráficos, com orientações voltadas para quem pilota motocicletas. 

Confira a matéria completa

Correio Braziliense: Soluções para Reduzir Mortes no Trânsito

Intitulada “Para ninguém esquecer: soluções para reduzir mortes no trânsito”, a reportagem do Correio Braziliense abordou o desafio global de reduzir fatalidades no trânsito — tema que, segundo o jornal, deveria ser tratado com seriedade em todo o mundo.

O veículo ouviu Paulo Guimarães, que falou sobre iniciativas como o conceito de Visão Zero, voltadas à construção de um sistema viário mais seguro. Ele explicou que os projetos baseados nesse conceito consideram aspectos diversos de um sinistro de trânsito — desde a possibilidade de erro humano até o desenho das pistas, sinalização, iluminação e demais elementos estruturais que podem salvar vidas.

Confira a reportagem do Correio Braziliense


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.