Artigos

Mudança de paradigma: de acidente a sinistro no trânsito

Escrito por Portal ONSV

26 FEV 2024 - 15H22

Ao longo dos anos, o uso do termo “acidente” para descrever incidentes no tráfego tem sido questionado por especialistas e organizações dedicadas à segurança viária. A definição de “acidente” implica em um evento casual, fortuito ou imprevisto, enquanto muitos dos incidentes no trânsito poderiam ser evitados com medidas adequadas de prevenção.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma NBR 10697/2020, substituindo o termo “acidente” por “sinistro” em todos os contextos relacionados ao trânsito. Essa mudança tem o objetivo de trazer uma nomenclatura mais apropriada e precisa para qualificar eventos no tráfego, promovendo uma conscientização sobre a responsabilidade dos envolvidos.

A definição de sinistro de trânsito, conforme estabelecido pela norma, abrange todos os eventos que resultam em danos materiais, lesões a pessoas ou animais, e possíveis prejuízos ao trânsito, à via ou ao meio ambiente. Essa definição mais abrangente e precisa, busca enfatizar a importância da prevenção e da responsabilidade individual no trânsito.

A substituição do termo “acidente” por “sinistro” não é apenas uma questão semântica, mas sim uma mudança de paradigma na forma como encaramos os incidentes no trânsito. Ao adotarmos uma linguagem mais precisa e consciente, podemos contribuir significativamente para a redução dos índices de sinistralidade e para a promoção de um trânsito mais seguro para todos.

Alguns jornais centenários do país, como o jornal “O Estado de S. Paulo” já vem usando o termo em alguns artigos. Técnicos por todo país, ao serem abordados pela imprensa também têm usado o termo “sinistro” para se referirem aos acidentes. Com isso, o termo vem sendo difundido e corrigimos esse equívoco histórico ao relatar uma imprudência, imperícia ou negligência no trânsito, causando um sinistro.




Artigo publicado originalmente em: https://oalvoradense.com.br/mudanca-de-paradigma-de-acidente-a-sinistro-no-transito/

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.