Artigos

Nas bases da Inteligência Emocional-IE: seja a paz no trânsito

Escrito por Portal ONSV

21 MAR 2024 - 09H27

De forma inovadora, este artigo ressalta a importância da inteligência Emocional-IE como instrumento da segurança no trânsito, entendendo-se que um modelo mental instituído em bases sustentáveis seria determinante para estímulo à gestão de riscos de todas as ações humanas. O trânsito representa um complexo sistema de relações sociais, sendo responsável pelos arranjos das relações entre pessoas, veículos, animais, instituições e saberes.

A campanha de trânsito de 2024: “Paz no trânsito começa por você”, em sua essência, convida o cidadão para que este reflita sobre a apropriação da paz, em toda sua complexidade. Dessa forma, nessa linha de pensamento, a segurança viária precisa ser construída a várias mãos, todas envolvidas efetivamente na construção de um novo modelo mental sedimentado no desenvolvimento do ser e voltado ao protagonismo cidadão.

Essa campanha de trânsito acima citada desvela a subjetividade presente na circulação humana, mas, entende-se que a população precisa se engajar e validar esse amplo projeto de edificação de uma cultura de paz. Lembrando as palavras do mestre e pensador, Jorge Santana, a conquista da paz genuína corresponde a um desafio, requer esforço, e necessita que sejamos capazes de entender a necessidade de assimilar, desenvolver virtudes de pacificação, hábitos e comportamentos que venham a transformar o mundo ao nosso redor.

Este foco na inteligência Emocional envolve processo de contínuo incentivo ao desenvolvimento do ser, com ênfase na harmonia das emoções. Então, para a construção da paz no trânsito, torna-se fundamental que haja uma convergência entre emoções e intencionalidade em cada ação realizada nos deslocamentos cotidianos. Ou seja, a paz nas vias públicas começa no interior de cada um de nós, quando nos percebemos presentes e conscientes da responsabilidade em cada comportamento. Por meio da IE pessoas podem, através deste princípio da intencionalidade escolher e agir de forma segura e sustentável, para além do individualismo e egocentrismo.

Ou seja, a paz nas vias públicas começa quando nos percebemos presentes no pronto discernimento de um agir fundamentado no favorecimento da paz. Assim entende-se o porquê a legislação de trânsito proibir o uso do celular na condução do veículo, uma vez que este ato compromete o estado de presença e leva a desatenção, julgamentos inadequados e decisões equivocadas, ensejando no comportamento de risco. Assim, o desafio da construção de uma cultura de segurança envolve a consciência da importância do gerenciamento das emoções.

A sustentabilidade nos convida a mudanças de paradigmas estabelecidos e a ressignificar a circulação humana entendendo que as instituições do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) precisam despertar para ações que estimulem o empoderamento dos indivíduos enquanto agentes de transformação individual e social. Neste propósito, entende-se também como destaque a necessidade da ampliação do papel dos gestores públicos, com novas metodologias e estratégias continuadas de escutas sincronizadas com a realidade local. Chegou o momento do empreendedorismo social e suas metodologias inovadoras assumir seu papel no desenvolvimento, através do estímulo à proatividade e formação de novo sujeito social.

Conclui-se esse artigo, parafraseando o cantor e compositor Nando Cordel, quando na música “Paz pela paz: ‘a paz do mundo começa em mim’”. Esta chamada para a assimilação de novos valores por parte do autor, traz nas entrelinhas que toda a proposta de transformação cultural que se propõe a formação de uma cultura de paz, precisa ser embasada no protagonismo e na cidadania como método de inovação e desenvolvimento local sustentável. Esta inovação, que se inicia com o método de transformação intra e interpessoal, representaria o elemento agregador de valor a ser considerado para atendimento ao proposto na II Década Ação para a Segurança Viária, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, bem como nas bases do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).




webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.