Rede TV-ES mostra números de mortes no trânsito no estado
Após mais um acidente envolvendo vítima fatal nas rodovias do Espírito Santo, o programa Boletim do canal RedeTV! ES, noticiou as consequências da imprudência no trânsito.
O repórter Fabiano Rossi entrevistou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, que enriqueceu a matéria com informações que levam à reflexão.
O Brasil está entre os quatro países que mais matam em acidentes de trânsito no mundo, perdendo apenas para China, Índia e Estados Unidos. “O Brasil mata uma pessoa a cada 15 minutos. Para você ter uma ideia das tragédias que nós tivemos recentemente, é como se nós tivéssemos dez eventos do Centro de Treinamento do Flamengo por dia. Nós perdemos um Brumadinho a cada dois dias e meio no trânsito”, alerta Ramalho.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Valdo Lemos, alerta que a imprudência continua sendo o maior causador das fatalidades no trânsito. Para Ramalho, o grande desafio é levar a educação de trânsito para as escolas, “para que o nosso futuro condutor venha com a percepção de risco, venha com a avaliação de cuidados ao dirigir”, destaca.
A ONU decretou em 2011, esta como a década de redução dos acidentes de trânsito com a meta de que os países reduzissem as mortes. A média nacional inicial era de 20 mil mortes por 100 mil habitantes, hoje, há um ano do fim desse período, os números estão em 21 mil mortes por 100 mil habitantes. Longe de alcançar a meta estabelecida.
“A grande motivação é que essa transformação depende só da sociedade. Se a sociedade toda decidir parar na faixa de pedestre, respeitar o limite de velocidade, essa transformação virá e virá rápido”, concluiu Ramalho.
[vc_video link="https://www.youtube.com/watch?v=QFJuLAvpNic"]

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.