Mais de 24 mil alunos dos 4º e 5º anos e 1,2 mil professores da rede pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal (DF) utilizarão as cartilhas produzidas pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do Programa OBSERVATÓRIO Educa. O anúncio do uso desse conteúdo foi feito na quinta-feira (22/3) durante o lançamento oficial das ações de 2018 do Programa Detran nas Escolas, realizado pelo Detran do Distrito Federal. O material possibilita aplicar conhecimentos de áreas como matemática e ciências com base na temática de Educação para o Trânsito.
As ações do programa Detran nas Escolas para 2018 foram apresentadas em cerimônia no Palácio do Buriti pelo Departamento de Trânsito do DF. O evento contou com a presença do governador do DF, Rodrigo Rollemberg, do secretário de Estado de Educação, Júlio Gregório Filho, do diretor-geral do Departamento de Trânsito, Silvain Barbosa Fonseca Filho, do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho e da primeira-dama do DF, Márcia Rollemberg.
Para contemplar o grande número de crianças que receberão aulas de Educação para o Trânsito foram produzidas 12 mil unidades do livro para alunos do 4º ano e igual quantidade para os do 5º ano. E ainda 1,2 mil unidades do livro do professor e outras 2 mil unidades do referencial teórico e da apresentação.
O Programa OBSERVATÓRIO EDUCA prevê a inclusão da Educação para o Trânsito de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento do Ensino Fundamental. Ao todo o Programa OBSERVATÓRIO EDUCA possui nove livros para o aluno e nove para o professor, além do livro de apresentação e de referencial teórico, contemplando, dessa forma, o Ensino Fundamental I e II. Caso seja de interesse a impressão deste conteúdo em melhor qualidade, deve-se entrar em contato com o Observatório Nacional de Segurança Viária, pelo e-mail onsv@onsv.org.br ou telefone (19) 3801-4500.
O Programa Educa é um programa de educação para o trânsito desenvolvido em conjunto pelo Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, com o objetivo de incluir na organização curricular das escolas brasileiras do ensino fundamental, de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento, a abordagem de temas relacionados à mobilidade humana, com especial destaque à educação para o trânsito. Ele é aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. As atividades são apresentadas a cada ano de escolaridade, com carga horária adequada, sendo nove temas por ano, abordando, além do trânsito, outros temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.
“O programa contribui para o desenvolvimento pessoal daqueles que dele participarem, oferecendo situações pedagógicas que permitem o aperfeiçoamento da capacidade de agir, pensar e atuar nas situações de trânsito. Também se espera que o programa promova a significação, o pertencimento, a aprendizagem da diversidade e a capacidade de situar-se”, destaca Ramalho.
[maxbutton id="1"]
Entre as atividades programadas pelo DF para este ano está o segundo ciclo de formação em mobilidade e trânsito, voltado para professores da rede pública de ensino. Gratuitas, as inscrições para o curso estão abertas até 28 de março e podem ser feitas pelo site do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação. São 120 horas, com início previsto para 4 de abril.
Além disso, 1,5 mil kits de jogos educativos auxiliarão nas ações de educação para o trânsito. “Para receber o kit, a escola precisa ter algum professor que participou da formação, porque esse é um requisito que entendemos ser necessário para os jogos serem bem aplicados”, explicou o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-DF, Rokmenglhe Vasco.
Parte dos kits começou a ser entregue hoje para 62 unidades de ensino, nas quais 163 professores fizeram a formação em 2017.
Outra novidade é o lançamento da segunda edição do Prêmio Detran-DF de Educação de Trânsito. De acordo com o gerente de ações educativas de trânsito do Detran-DF, Tiago Moreira, haverá ampliação do número de categorias e do valor da premiação. “A ideia é difundir a importância da segurança viária e criar condições de coletar obras inéditas de educação de trânsito de caráter artístico”, disse Moreira.
Também foi destacada a retomada do projeto Sinalize, em que os estudantes fazem uma caminhada pedagógica no entorno escolar e identificam características viárias.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery type="nivo" interval="3" images="18342,18344,18345" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.