Educação

6ª REUNIÃO NACIONAL DO EDUCA CONTA COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DAS ESCOLAS DE POÇOS DE CALDAS/MG

Escrito por Portal ONSV

23 OUT 2023 - 09H20

Foi realizada na última quinta-feira (19), a 6ª Reunião Nacional dos Municípios integrantes do programa Educa, com as participações da equipe da coordenação nacional do Educa, do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, e da equipe da Secretaria de Educação de Poços de Caldas, em Minas Gerais, compartilhando a experiência e boas práticas do Educa nas escolas em que o projeto está inserido.

A apresentação de como está sendo desenvolvido o Educa em Poços de Caldas foi realizada pela professora Débora Silva, que atua como coordenadora do programa no município e por Marta Sueli de Andrade, chefe da Divisão Pedagógica. Participaram também da reunião municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe e Paraíba.

O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, abriu a reunião dando boas-vindas aos municípios e agradecendo a parceria nas atividades do Programa Educa, que em todo o país alcança aproximadamente 300 mil alunos, enfatizando a importância desse programa para a transformação da realidade do trânsito nas regiões onde está inserido, com a formação de crianças e adolescentes que tenham consciência sobre a importância do exercício da cidadania no ambiente do trânsito.

Na ocasião, Paulo Guimarães destacou e agradeceu a dedicação dos Observadores Certificados que voluntariamente apoiam o programa, na coordenação nacional pedagógica e nos municípios onde o programa está aplicado.

Edira Soares, Coordenadora Nacional do Programa EDUCA, deu sequência à reunião e parabenizou os municípios pelas publicações das ações realizadas pelo Educa no site do OBSERVATÓRIO. Edira destacou que no primeiro mês de funcionamento da galeria de ações do EDUCA foram registradas 14 ações. Essa galeria de ações foi um avanço importante para a construção de um acervo das produções do Educa e pela oportunidade de compartilhamento das produções do país.

Os municípios foram convidados a continuarem compartilhando suas ações, tendo em vista a ferramenta ser o principal meio para acompanhamento e reconhecimento dos municípios pelo OBSERVATÓRIO. Edira ressaltou e agradeceu o apoio da comunicação do OBSERVATÓRIO nas atividades do Educa e mais recentemente, pelo suporte da página dado por Rodrigo Ribeiro, head de comunicação e marketing do OBSERVATÓRIO.

No planejamento de atividades para o mês de novembro, conforme previsto no calendário da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), foi apresentado o objetivo de se realizar ações no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, data instituída pela ONU e que é realizada todos os anos, no terceiro domingo de novembro. Foi sugerido aos participantes que realizassem atividades nas escolas e comunidades sobre o tema. No domingo ou no dia 18 de novembro de forma simultânea.

No quadro o Educa em Meu município, a professora Débora Silva apresentou as ações do Educa realizadas em Poços de Caldas e destacou o envolvimento dos educadores, alunos e também das famílias e comunidades com as atividades do projeto, além de ressaltar a qualidades dos materiais do programa que enfatizam a cidadania no trânsito, educando a criança para a cidadania nos papéis que exerce no trânsito. Em Poços de Calda, o programa é acompanhado pela Observadora Certificada Stefania Alvise.

A coordenadora nacional do Educa, Edira Soares, parabenizou o município pelos trabalhos apresentados dentro de uma concepção de cidadania e educação, por meio das cidades como recurso de aprendizagem, como por exemplo, no trabalho apresentado com as maquetes TRÂNSITO SEGURO e destacou o envolvimento das famílias e de toda a comunidade criando um movimento pela causa do trânsito na cidade.

Participaram também da reunião observadores certificados que acompanham o Educa de forma local em seus municípios ou que auxiliam no suporte remoto aos educadores ou nas redes de interação no Whatsapp e Facebook.

Adelmo Amorim, coordenador adjunto do Educa, destacou que o programa traz uma forma efetiva de se trabalhar trânsito na escola, por meio da metodologia transversal.

Neste último semestre do ano a equipe de coordenação já planeja a reunião de encerramento do ano letivo do programa para 2023, que deve ser realizada em dezembro e as ações, promovidas e compartilhadas pelos municípios, aliada à participação nas reuniões de acompanhamento serão critérios de reconhecimento pelo trabalho realizado.

As professoras Cátia Santos e Daniela Abreu, também mencionaram sobre as atividades do Educa nos municípios de Ilhéus e Santa Luz, no estado da Bahia.

Para acompanhar as demais ações do EDUCA visite a Galeria de Ações - Programa Educa.


Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Educação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.