A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo, na Paraíba, por meio da Coordenação da Educação para o Trânsito, realizou, na última quinta-feira (07), no Auditório da Secretaria de Educação (Seduc), a solenidade de entrega dos livros didáticos do “Educa 2024: Educação para Mobilidade Consciente”.
“A partir do projeto-piloto que começou em 2021, os municípios incorporaram o tema Trânsito em seus planos pedagógicos, a exemplo de Cabedelo que faz parte do programa do Observatório desde o primeiro ano do piloto, tornando mais efetivo o trabalho junto às crianças e adolescentes”, Explicou Edira Soares coordenadora nacional do programa Educa.
A coleção de livros, destinada a estudantes do ensino fundamental I, aborda a temática da Educação para o Trânsito de forma rica e informativa para os alunos e professores. A adoção desse material em sala de aula visa proporcionar um referencial teórico para os professores embasarem a sua prática sobre a temática, como também formar seu alunado, com livros indicados a cada ano do segmento.
“Investir na educação para o trânsito no ensino fundamental é sobretudo buscar uma forma de garantir um futuro com mais paz e responsabilidade. A realidade mostra que, nas vias que atravessam nossas cidades, a convivência entre os vários atores é problemática e que é preciso agir para preservar a vida. Temos que agradecer a parceria com a Semob no desenvolvimento de uma ação educativa super importante para a formação das crianças”, declarou a secretária de educação, Priscila Rezende.
Para o secretário de mobilidade urbana, Inácio Bento de Morais, a adoção do projeto de educação para o trânsito nas escolas municipais, demonstra uma preocupação da cidade com a formação integral dos cidadãos.
“O Projeto Educa dá início a mais uma edição, trazendo para as escolas do município um material de primeiríssima qualidade que servirá de suporte para a formação de nossas crianças. A melhoria da malha viária, a sinalização, a fiscalização e a punição devem andar casadas com a informação, a conscientização e a educação, que deve começar logo cedo. Com a parceria entre Semob e Seduc por um objetivo comum, Cabedelo se insere entre as cidades que promovem realmente uma educação no trânsito pela vida”, destacou o secretário.
O Educa é um material que explora habilidades como: A percepção visual, valores de cidadania, ética, e comportamentos adequados para um trânsito seguro, além de apresentar conteúdo ilustrativo, o que atrai a atenção do público leitor.
“A educação para o trânsito, quando iniciada desde cedo, pode ajudar a formar adultos responsáveis, solidários e conscientes da importância da coletividade. Educar para o trânsito seguro, com vistas a evitar acidentes vai influir diretamente na economia de gastos com hospitalização, indenizações, aposentadorias invalidez e danos materiais. uma população com acesso à educação no trânsito pode ajudar, definitivamente, a mudar dados e estatísticas de acidentes e mortes”, destacou a coordenadora de educação para o trânsito da Semob e Observadora Certificada responsável pelo programa em Cabedelo, Abimadabe Vieira.
Nota publicada originalmente em: https://cabedelo.pb.gov.br/semob-entrega-livros-didaticos-referentes-ao-educa-2024-educacao-para-mobilidade-consciente/
1/5
OBSERVATÓRIO Educa
O Programa Educa foi idealizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e oferece uma abordagem crítica ao relevante tema de Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular da Educação, o OBSERVATÓRIO disponibiliza conteúdos que contemplam o Ensino Fundamental para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de ocorrências de trânsito no país.
Conheça: https://www.onsv.org.br/projetos/observatorio-educa
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.