Educação

Educa 2024: Semob de Cabedelo/PB entrega livros didáticos aos estudantes do fundamental I

“O Projeto Educa dá início a mais uma edição, trazendo para as escolas do município um material de primeiríssima qualidade que servirá de suporte para a formação de nossas crianças”

Escrito por Portal ONSV

11 MAR 2024 - 13H43

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo, na Paraíba, por meio da Coordenação da Educação para o Trânsito, realizou, na última quinta-feira (07), no Auditório da Secretaria de Educação (Seduc), a solenidade de entrega dos livros didáticos do “Educa 2024: Educação para Mobilidade Consciente”.

“A partir do projeto-piloto que começou em 2021, os municípios incorporaram o tema Trânsito em seus planos pedagógicos, a exemplo de Cabedelo que faz parte do programa do Observatório desde o primeiro ano do piloto, tornando mais efetivo o trabalho junto às crianças e adolescentes”, Explicou Edira Soares coordenadora nacional do programa Educa.

A coleção de livros, destinada a estudantes do ensino fundamental I, aborda a temática da Educação para o Trânsito de forma rica e informativa para os alunos e professores. A adoção desse material em sala de aula visa proporcionar um referencial teórico para os professores embasarem a sua prática sobre a temática, como também formar seu alunado, com livros indicados a cada ano do segmento.

“Investir na educação para o trânsito no ensino fundamental é sobretudo buscar uma forma de garantir um futuro com mais paz e responsabilidade. A realidade mostra que, nas vias que atravessam nossas cidades, a convivência entre os vários atores é problemática e que é preciso agir para preservar a vida. Temos que agradecer a parceria com a Semob no desenvolvimento de uma ação educativa super importante para a formação das crianças”, declarou a secretária de educação, Priscila Rezende.

Para o secretário de mobilidade urbana, Inácio Bento de Morais, a adoção do projeto de educação para o trânsito nas escolas municipais, demonstra uma preocupação da cidade com a formação integral dos cidadãos.

“O Projeto Educa dá início a mais uma edição, trazendo para as escolas do município um material de primeiríssima qualidade que servirá de suporte para a formação de nossas crianças. A melhoria da malha viária, a sinalização, a fiscalização e a punição devem andar casadas com a informação, a conscientização e a educação, que deve começar logo cedo. Com a parceria entre Semob e Seduc por um objetivo comum, Cabedelo se insere entre as cidades que promovem realmente uma educação no trânsito pela vida”, destacou o secretário.

O Educa é um material que explora habilidades como: A percepção visual, valores de cidadania, ética, e comportamentos adequados para um trânsito seguro, além de apresentar conteúdo ilustrativo, o que atrai a atenção do público leitor.

“A educação para o trânsito, quando iniciada desde cedo, pode ajudar a formar adultos responsáveis, solidários e conscientes da importância da coletividade. Educar para o trânsito seguro, com vistas a evitar acidentes vai influir diretamente na economia de gastos com hospitalização, indenizações, aposentadorias invalidez e danos materiais. uma população com acesso à educação no trânsito pode ajudar, definitivamente, a mudar dados e estatísticas de acidentes e mortes”, destacou a coordenadora de educação para o trânsito da Semob e Observadora Certificada responsável pelo programa em Cabedelo, Abimadabe Vieira.

Nota publicada originalmente em: https://cabedelo.pb.gov.br/semob-entrega-livros-didaticos-referentes-ao-educa-2024-educacao-para-mobilidade-consciente/


OBSERVATÓRIO Educa

O Programa Educa foi idealizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e oferece uma abordagem crítica ao relevante tema de Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular da Educação, o OBSERVATÓRIO disponibiliza conteúdos que contemplam o Ensino Fundamental para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de ocorrências de trânsito no país.

Conheça: https://www.onsv.org.br/projetos/observatorio-educa

Seguranca_viaria_no_brasil_live_ipos_observatorio_imtraff
Live

Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas

O IPOS – Instituto de Especialização, realizou na última terça-feira (21), o evento on-line Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas, com a participação dos palestrantes Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e Frederico Rodrigues, diretor da Imtraff Engenharia e Mobilidade. O evento faz parte de uma série de lives promovidas pelo Instituto durante esta semana com foco na segurança viária, em celebração ao mês de ações do Movimento Maio Amarelo.

Campinas_registra_maior_numero_de_mortes_no_transito_em_abril
Observadores Certificados

Campinas/SP registrou o maior número de mortes no trânsito no mês de abril

A CBN Campinas (99,1 FM), informou na última sexta-feira (17), que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou aumento de 42% no número de vítimas fatais em sinistros de trânsito nos quatro primeiros meses de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Lima foi consultado pela reportagem para falar sobre esses dados.

Maio_Amarelo_psicologia_do_transito_comportamento_seguro
Observadores Certificados

Maio Amarelo, Psicologia do Trânsito e comportamento seguro

Na última segunda-feira (13), a Psicóloga do Trânsito e Observadora Certificada, Fernanda Prado, participou do programa Auto Papo, apresentado por Ney Rodrigues, na Rádio Bella FM (98,7), localizada no município de Cláudio, em Minas Gerais. O programa teve como tema o Movimento Maio Amarelo, abordando a sua origem, a quem se destina, a sua aplicabilidade e a importância do tema escolhido este ano, “Paz no Trânsito começa por Você”. Na oportunidade, também foi apresentado o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e falou-se sobre a Psicologia do Trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Educação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.