A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo, na Paraíba, por meio da Coordenação da Educação para o Trânsito, realizou, na última quinta-feira (07), no Auditório da Secretaria de Educação (Seduc), a solenidade de entrega dos livros didáticos do “Educa 2024: Educação para Mobilidade Consciente”.
“A partir do projeto-piloto que começou em 2021, os municípios incorporaram o tema Trânsito em seus planos pedagógicos, a exemplo de Cabedelo que faz parte do programa do Observatório desde o primeiro ano do piloto, tornando mais efetivo o trabalho junto às crianças e adolescentes”, Explicou Edira Soares coordenadora nacional do programa Educa.
A coleção de livros, destinada a estudantes do ensino fundamental I, aborda a temática da Educação para o Trânsito de forma rica e informativa para os alunos e professores. A adoção desse material em sala de aula visa proporcionar um referencial teórico para os professores embasarem a sua prática sobre a temática, como também formar seu alunado, com livros indicados a cada ano do segmento.
“Investir na educação para o trânsito no ensino fundamental é sobretudo buscar uma forma de garantir um futuro com mais paz e responsabilidade. A realidade mostra que, nas vias que atravessam nossas cidades, a convivência entre os vários atores é problemática e que é preciso agir para preservar a vida. Temos que agradecer a parceria com a Semob no desenvolvimento de uma ação educativa super importante para a formação das crianças”, declarou a secretária de educação, Priscila Rezende.
Para o secretário de mobilidade urbana, Inácio Bento de Morais, a adoção do projeto de educação para o trânsito nas escolas municipais, demonstra uma preocupação da cidade com a formação integral dos cidadãos.
“O Projeto Educa dá início a mais uma edição, trazendo para as escolas do município um material de primeiríssima qualidade que servirá de suporte para a formação de nossas crianças. A melhoria da malha viária, a sinalização, a fiscalização e a punição devem andar casadas com a informação, a conscientização e a educação, que deve começar logo cedo. Com a parceria entre Semob e Seduc por um objetivo comum, Cabedelo se insere entre as cidades que promovem realmente uma educação no trânsito pela vida”, destacou o secretário.
O Educa é um material que explora habilidades como: A percepção visual, valores de cidadania, ética, e comportamentos adequados para um trânsito seguro, além de apresentar conteúdo ilustrativo, o que atrai a atenção do público leitor.
“A educação para o trânsito, quando iniciada desde cedo, pode ajudar a formar adultos responsáveis, solidários e conscientes da importância da coletividade. Educar para o trânsito seguro, com vistas a evitar acidentes vai influir diretamente na economia de gastos com hospitalização, indenizações, aposentadorias invalidez e danos materiais. uma população com acesso à educação no trânsito pode ajudar, definitivamente, a mudar dados e estatísticas de acidentes e mortes”, destacou a coordenadora de educação para o trânsito da Semob e Observadora Certificada responsável pelo programa em Cabedelo, Abimadabe Vieira.
Nota publicada originalmente em: https://cabedelo.pb.gov.br/semob-entrega-livros-didaticos-referentes-ao-educa-2024-educacao-para-mobilidade-consciente/
1/5
OBSERVATÓRIO Educa
O Programa Educa foi idealizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e oferece uma abordagem crítica ao relevante tema de Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular da Educação, o OBSERVATÓRIO disponibiliza conteúdos que contemplam o Ensino Fundamental para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de ocorrências de trânsito no país.
Conheça: https://www.onsv.org.br/projetos/observatorio-educa
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Observatório realiza o Encontro Nacional de Observadores Certificados 2024
Nos dias 3 e 4 de setembro, o Observatório Nacional de Segurança Viária realizou o Encontro Nacional de Observadores Certificados (ENOC) 2024 em São Paulo. O evento desse ano ocorreu em conjunto com o Connected Smart Cities & Mobility (CSCM), o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.
Observador Certificado fala sobre atropelamentos no estado de São Paulo ao Jornal da Record
O Observador Certificado, Ricardo Rocha, participou de uma reportagem do Jornal da Record, que foi ao ar na última quinta-feira (29), para falar sobre o número alarmante de mortes de pedestres por atropelamento no estado de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: