Os tipos de colisões e os cuidados para evitá-las são temas do programa Momento Segurança no Trânsito desta semana. Traseira, frontal, com objetos fixos (postes, veículos estacionados, caçambas, postes, placas e árvores), saída de pista, colisão lateral e em cruzamentos são explicadas e suas causas apontadas no quadro.
O programa revela, ainda, que o cuidado, o respeito às regras de trânsito e a atenção, são fundamentais para evitar que aconteçam. As colisões traseiras, por exemplo, representam um em cada quatro acidentes e podem ser evitadas se o condutor mantiver distância segura em relação ao veículo que vai à sua frente, dirigir com cautela, além de não comer, fumar, maquiar-se ou falar ao celular enquanto dirige.
Entre as colisões, destaca o programa, a frontal é a que apresenta maior número de fatalidade já que, no momento em que ocorre, somam-se as velocidades dos dois veículos que se chocaram de frente. Este tipo de acidente é comum em vias de pista única.
As colisões com objetos fixos correspondem a 10% dos acidentes de trânsito e são, em geral, motivadas por sonolência do condutor, uso do celular e embriaguez. Já as colisões em cruzamentos têm como principal motivação a infração da legislação de trânsito.
Representando 18% dos registros de acidentes, a saída de pista tem relação com a distração, sonolência e também o uso do celular ao volante. As colisões laterais, por sua vez, correspondem a 12% dos acidentes.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM BRASÍLIA/DF
Representantes do Sistema Nacional de Transporte estiveram presentes na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito, realizada na última segunda-feira (18), no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O Observador Certificado Arthur Magalhães representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na solenidade.
TRÂNSITO E CIDADES SEGURAS
O canal Road Safety promove uma série de lives relacionadas às temáticas de segurança no trânsito e mobilidade urbana em celebração à Semana Nacional de Trânsito, que é realizada de 18 a 25 de setembro. A live de ontem (20), “Trânsito e Cidades Seguras” teve como convidado, o head de Mobilidade Urbana, Pedro Borges.
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Foi realizada na última sexta-feira (15), a solenidade de lançamento da Semana Nacional de Trânsito em todo o estado de São Paulo, sob organização do governo estadual, por intermédio do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado na cerimônia pelo head de Mobilidade Segura, Pedro Borges.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.