Os tipos de colisões e os cuidados para evitá-las são temas do programa Momento Segurança no Trânsito desta semana. Traseira, frontal, com objetos fixos (postes, veículos estacionados, caçambas, postes, placas e árvores), saída de pista, colisão lateral e em cruzamentos são explicadas e suas causas apontadas no quadro.
O programa revela, ainda, que o cuidado, o respeito às regras de trânsito e a atenção, são fundamentais para evitar que aconteçam. As colisões traseiras, por exemplo, representam um em cada quatro acidentes e podem ser evitadas se o condutor mantiver distância segura em relação ao veículo que vai à sua frente, dirigir com cautela, além de não comer, fumar, maquiar-se ou falar ao celular enquanto dirige.
Entre as colisões, destaca o programa, a frontal é a que apresenta maior número de fatalidade já que, no momento em que ocorre, somam-se as velocidades dos dois veículos que se chocaram de frente. Este tipo de acidente é comum em vias de pista única.
As colisões com objetos fixos correspondem a 10% dos acidentes de trânsito e são, em geral, motivadas por sonolência do condutor, uso do celular e embriaguez. Já as colisões em cruzamentos têm como principal motivação a infração da legislação de trânsito.
Representando 18% dos registros de acidentes, a saída de pista tem relação com a distração, sonolência e também o uso do celular ao volante. As colisões laterais, por sua vez, correspondem a 12% dos acidentes.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.