Educação

OBSERVATÓRIO E DETRAN-PR ENTREGAM LIVROS DO PROGRAMA EDUCA PARA ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ

Materiais serão utilizados por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Escrito por Portal ONSV

06 SET 2023 - 14H38 (Atualizada em 06 SET 2023 - 16H19)

No dia 29 de agosto, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representado pelo membro do Conselho Deliberativo, Mauro Gil, e o Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná), pelo diretor-presidente Adriano Furtado, realizaram a entrega dos materiais do programa Educa que serão destinados às escolas públicas do estado do Paraná.

Os livros do programa Educa serão utilizados por estudantes do Ensino Fundamental 2, que contempla do 6º ao 9º ano. O material é o único no país que recebeu os selos da Senatran (Secretária Nacional de Trânsito) e do Ministério da Educação. “Quando tratamos o tema trânsito, fomentamos também o desenvolvimento de cidadania nas pessoas”, destaca Furtado.

Participaram do evento de entrega do material, o diretor de Educação da SEED (Secretaria Estadual de Educação), Anderfábio Oliveira dos Santos; superintendente do Paraná Educação, Carlos Tamura; o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil; e as chefes dos Núcleos Regionais, NRE AM Sul, Eliandra Francielli Bini Jaskiw, e do NRE Curitiba, Laura Patrícia Lopes.

Sobre o Programa Educa

O programa Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Paralelo a esse trabalho, há ainda uma formação a distância que é oferecida para os educadores e coordenadores que estão desenvolvendo o programa.

Saiba mais: https://www.onsv.org.br/projetos/observatorio-educa


Fotos: Detran-PR

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Educação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.