No dia 29 de agosto, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representado pelo membro do Conselho Deliberativo, Mauro Gil, e o Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná), pelo diretor-presidente Adriano Furtado, realizaram a entrega dos materiais do programa Educa que serão destinados às escolas públicas do estado do Paraná.
Os livros do programa Educa serão utilizados por estudantes do Ensino Fundamental 2, que contempla do 6º ao 9º ano. O material é o único no país que recebeu os selos da Senatran (Secretária Nacional de Trânsito) e do Ministério da Educação. “Quando tratamos o tema trânsito, fomentamos também o desenvolvimento de cidadania nas pessoas”, destaca Furtado.
Participaram do evento de entrega do material, o diretor de Educação da SEED (Secretaria Estadual de Educação), Anderfábio Oliveira dos Santos; superintendente do Paraná Educação, Carlos Tamura; o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil; e as chefes dos Núcleos Regionais, NRE AM Sul, Eliandra Francielli Bini Jaskiw, e do NRE Curitiba, Laura Patrícia Lopes.
Sobre o Programa Educa
O programa Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Paralelo a esse trabalho, há ainda uma formação a distância que é oferecida para os educadores e coordenadores que estão desenvolvendo o programa.
Saiba mais: https://www.onsv.org.br/projetos/observatorio-educa
1/11
Fotos: Detran-PR
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto