Educação

OBSERVATÓRIO EDUCA: 4ª REUNIÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS INTEGRANTES

Encontro debateu planejamento de ações do segundo semestre e deu boas-vindas ao novo município participante

Escrito por Portal ONSV

09 AGO 2023 - 10H17

Foi realizada na última segunda-feira (07), a 4ª Reunião Nacional dos Municípios integrantes do programa Educa, com as participações da equipe da coordenação nacional do Educa, do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, e da professora Cátia Santos, de Ilhéus/BA, compartilhando a experiência e boas práticas do Educa na escola em que o projeto está inserido.

O Encontro teve também como pauta para dar boas-vindas ao novo município integrante do programa Educa: Marechal Deodoro, no estado de Alagoas; abordar a plataforma EaD e o itinerário formativo; discutir sobre o planejamento de ações para a Semana Nacional de Trânsito; assim como, informar sobre o Prêmio Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e o período de inscrições e envio dos trabalhos.

“Em nossa reunião Nacional de acompanhamento dos municípios que fazem parte do Programa Observatório EDUCA no país: Educação para o trânsito em sala de aula para crianças e adolescentes do ensino fundamental, sugerimos a realização de ações educativas no dia Mundial do Pedestre, data instituída em 1969, depois que os Beatles caminharam numa faixa de pedestre e fizeram esse registro para a capa de um de seus discos. O dia de hoje [08/08], nos faz lembrar que no trânsito o maior precisa cuidar do menor e todos, de quem está mais vulnerável: O PEDESTRE. Para as crianças do EDUCA este aprendizado começou mais cedo: na infância”, reforçou a coordenadora nacional do Educa, Edira Soares.

Durante o encontro também foram apresentados o planejamento de ações para o segundo semestre e o novo espaço no site do OBSERVATÓRIO, em que os educadores poderão compartilhar suas experiências nessa grande rede de atenção pela vida no trânsito.

Participaram da reunião os municípios: Arapiraca, AL; Barueri, SP; Campina Grande, PB; Laranjal, MG; Ribeira do Pombal, BA; Hortolândia, SP; São José dos Campos, SP; Ilhéus, BA; Rio Largo, AL; Canguçu, RS; Santaluz, BA; Marechal Deodoro, AL; Boquim, SE; Londrina, PR; Poços de Caldas, MG; Pedro Leopoldo, MG; e Cabedelo, PB.


Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

tv_globo_bahia_relatorio_maio_prudencia_mulheres_no_transito
Observadores Certificados

TV Globo Bahia utiliza relatório do OBSERVATÓRIO em reportagem que destaca maior prudência de mulheres no trânsito

O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Educação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.