Educação

Programa Detran nas Escolas, desenvolvido no Distrito Federal, utilizará cartilhas do OBSERVATÓRIO Educa

Escrito por Portal ONSV

22 MAR 2018 - 09H59

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participa, nesta quinta-feira (22), às 9h30, em Brasília – DF, do lançamento das ações a serem desenvolvidas em 2018 para o Programa Detran nas Escolas, que usará conteúdo de Educação para o Trânsito disponibilizado pelo Programa OBSERVATÓRIO Educa. O evento terá a presença do secretário de Estado de Educação, Júlio Gregório Filho, e do diretor-geral do Departamento de Trânsito, Silvain Barbosa Fonseca Filho. José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, estará presente.

Durante o evento, será lançado o II Ciclo de Formação em Mobilidade e Trânsito para a capacitação de mil educadores da rede pública de ensino, responsáveis pela educação nas modalidades infantil, fundamental, de jovens e adultos, médio e profissional.

Também serão apresentados os livros didáticos que serão utilizados no ensino fundamental. O OBSERVATÓRIO participa diretamente do Programa Detran nas Escolas através do Programa OBSERVATÓRIO EDUCA, conteúdo que prevê a inclusão da Educação para o Trânsito de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento do Ensino Fundamental. Para o Detran-DF serão disponibilizados conteúdos para as crianças do 1º ao 5º ano.

Ao todo Programa OBSERVATÓRIO EDUCA possui nove livros para o aluno e nove para o professor, além do livro de apresentação e de referencial teórico, contemplando, dessa forma, o Ensino Fundamental I e II.

Será anunciada também a distribuição de kits de jogos educativos sobre trânsito para sessenta escolas de educação infantil – públicas e conveniadas.

A Direduc ainda lançará dois novos projetos de educação de trânsito a serem implantados na rede de ensino do Distrito Federal. O projeto Mobilidade e Trânsito com Arte, que levará aos estudantes orientações sobre as normas de circulação, por meio de peças teatrais e contação de história. Serão abordados temas como travessia segura, mobilidade urbana e segurança de pedestres e ciclistas.

O outro projeto, Trânsito Seguro nas Escolas, será implantado em parceria com as Diretorias de Engenharia e de Policiamento e Fiscalização de Trânsito. O propósito é implementar a sinalização de acordo com o Manual de Sinalização de Áreas Escolares do Denatran e, com isso, minimizar o risco de acidentalidade envolvendo escolares.

O Programa Detran nas Escolas é resultado do empenho conjunto do Detran-DF e da Secretaria de Estado do Distrito Federal, consoante o previsto no Termo de Cooperação nº 01/2015, firmado entre as partes, e integra os programas Viva Brasília nas Escolas e o Programa Criança Candanga.

Sobre o OBSERVATÓRIO Educa

O conteúdo do Programa OBSERVATÓRIO EDUCA, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, contempla o Ensino Fundamental I e II e está disponível para download. Ao todo são nove livros para o aluno e nove para o professor, além do livro de apresentação e de referencial teórico.

O conteúdo prevê a inclusão da Educação para o Trânsito de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento do Ensino Fundamental.  O trabalho de compilação e formatação dos livros do OBSERVATÓRIO EDUCA contou com o apoio do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que disponibiliza o link para conhecer o conteúdo em seu site: http://www.denatran.gov.br/educacao/109-educacao/publicacoes/633-educacao-para-o-transito-ensino-fundamental e orienta como obter o material.

O EDUCA foi construído durante 3 anos pela equipe de Educação do OBSERVATÓRIO e apresentado ao DENATRAN, que submeteu a análise da Câmara Temática de Educação e Cidadania, e foi aprovado.

“Nosso intuito foi auxiliar no cumprimento do artigo 76 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) de 1998, há 20 anos, que estabelece que “a educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação”, esclarece José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.

O conteúdo foi alicerçado em legislações e estudos existentes sobre o tema e com o objetivo de contribuir para uma abordagem cada vez mais sistêmica das questões relacionadas à Educação para o Trânsito.

O Programa OBSERVATÓRIO EDUCA, foi aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, e visa dar direção e suporte ao conteúdo que será ministrado em sala de aula. As atividades são apresentadas a cada ano de escolaridade, com carga horária adequada, sendo nove temas por ano, abordando, além do trânsito, outros temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.

“O programa contribui para o desenvolvimento pessoal daqueles que dele participarem, oferecendo situações pedagógicas que permitem o aperfeiçoamento da capacidade de agir, pensar e atuar nas situações de trânsito. Também se espera que o programa promova a significação, o pertencimento, a aprendizagem da diversidade e a capacidade de situar-se”, destaca Ramalho.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Seguranca_viaria_no_brasil_live_ipos_observatorio_imtraff
Live

Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas

O IPOS – Instituto de Especialização, realizou na última terça-feira (21), o evento on-line Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas, com a participação dos palestrantes Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e Frederico Rodrigues, diretor da Imtraff Engenharia e Mobilidade. O evento faz parte de uma série de lives promovidas pelo Instituto durante esta semana com foco na segurança viária, em celebração ao mês de ações do Movimento Maio Amarelo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Educação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.