Programa Detran nas Escolas, desenvolvido no Distrito Federal, utilizará cartilhas do OBSERVATÓRIO Educa
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participa, nesta quinta-feira (22), às 9h30, em Brasília – DF, do lançamento das ações a serem desenvolvidas em 2018 para o Programa Detran nas Escolas, que usará conteúdo de Educação para o Trânsito disponibilizado pelo Programa OBSERVATÓRIO Educa. O evento terá a presença do secretário de Estado de Educação, Júlio Gregório Filho, e do diretor-geral do Departamento de Trânsito, Silvain Barbosa Fonseca Filho. José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, estará presente.
Durante o evento, será lançado o II Ciclo de Formação em Mobilidade e Trânsito para a capacitação de mil educadores da rede pública de ensino, responsáveis pela educação nas modalidades infantil, fundamental, de jovens e adultos, médio e profissional.
Também serão apresentados os livros didáticos que serão utilizados no ensino fundamental. O OBSERVATÓRIO participa diretamente do Programa Detran nas Escolas através do Programa OBSERVATÓRIO EDUCA, conteúdo que prevê a inclusão da Educação para o Trânsito de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento do Ensino Fundamental. Para o Detran-DF serão disponibilizados conteúdos para as crianças do 1º ao 5º ano.
Ao todo Programa OBSERVATÓRIO EDUCA possui nove livros para o aluno e nove para o professor, além do livro de apresentação e de referencial teórico, contemplando, dessa forma, o Ensino Fundamental I e II.
Será anunciada também a distribuição de kits de jogos educativos sobre trânsito para sessenta escolas de educação infantil – públicas e conveniadas.
A Direduc ainda lançará dois novos projetos de educação de trânsito a serem implantados na rede de ensino do Distrito Federal. O projeto Mobilidade e Trânsito com Arte, que levará aos estudantes orientações sobre as normas de circulação, por meio de peças teatrais e contação de história. Serão abordados temas como travessia segura, mobilidade urbana e segurança de pedestres e ciclistas.
O outro projeto, Trânsito Seguro nas Escolas, será implantado em parceria com as Diretorias de Engenharia e de Policiamento e Fiscalização de Trânsito. O propósito é implementar a sinalização de acordo com o Manual de Sinalização de Áreas Escolares do Denatran e, com isso, minimizar o risco de acidentalidade envolvendo escolares.
O Programa Detran nas Escolas é resultado do empenho conjunto do Detran-DF e da Secretaria de Estado do Distrito Federal, consoante o previsto no Termo de Cooperação nº 01/2015, firmado entre as partes, e integra os programas Viva Brasília nas Escolas e o Programa Criança Candanga.
Sobre o OBSERVATÓRIO Educa
O conteúdo do Programa OBSERVATÓRIO EDUCA, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, contempla o Ensino Fundamental I e II e está disponível para download. Ao todo são nove livros para o aluno e nove para o professor, além do livro de apresentação e de referencial teórico.
O conteúdo prevê a inclusão da Educação para o Trânsito de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento do Ensino Fundamental. O trabalho de compilação e formatação dos livros do OBSERVATÓRIO EDUCA contou com o apoio do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que disponibiliza o link para conhecer o conteúdo em seu site: http://www.denatran.gov.br/educacao/109-educacao/publicacoes/633-educacao-para-o-transito-ensino-fundamental e orienta como obter o material.
O EDUCA foi construído durante 3 anos pela equipe de Educação do OBSERVATÓRIO e apresentado ao DENATRAN, que submeteu a análise da Câmara Temática de Educação e Cidadania, e foi aprovado.
“Nosso intuito foi auxiliar no cumprimento do artigo 76 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) de 1998, há 20 anos, que estabelece que “a educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação”, esclarece José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
O conteúdo foi alicerçado em legislações e estudos existentes sobre o tema e com o objetivo de contribuir para uma abordagem cada vez mais sistêmica das questões relacionadas à Educação para o Trânsito.
O Programa OBSERVATÓRIO EDUCA, foi aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, e visa dar direção e suporte ao conteúdo que será ministrado em sala de aula. As atividades são apresentadas a cada ano de escolaridade, com carga horária adequada, sendo nove temas por ano, abordando, além do trânsito, outros temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.
“O programa contribui para o desenvolvimento pessoal daqueles que dele participarem, oferecendo situações pedagógicas que permitem o aperfeiçoamento da capacidade de agir, pensar e atuar nas situações de trânsito. Também se espera que o programa promova a significação, o pertencimento, a aprendizagem da diversidade e a capacidade de situar-se”, destaca Ramalho.

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.