Educação

PROGRAMA EDUCA É DESTAQUE NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM CAMPINA GRANDE/PB

Estudantes e coordenadora nacional do programa Educa participam do desfile cívico

Escrito por Portal ONSV

11 SET 2023 - 11H55

Cerca de 200 crianças e adultos representaram a STTP (Superintendência de Trânsito de Transportes Públicos) de Campina Grande, no estado da Paraíba, durante o desfile cívico de 7 de setembro, na última quinta-feira (07/09). A iniciativa inédita apresentou as principais campanhas educativas realizadas pelo órgão durante todo o ano, por meio de um pelotão especial que apresentou os projetos. Destaque para o programa Educa, projeto idealizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que leva a Educação para o Trânsito para as salas de aula.

O evento foi uma novidade dentro do desfile, já que em outros anos apenas as viaturas de operações eram apresentadas. Dentre as diversas ações educativas apresentadas pela autarquia, estava o programa Educa, que trata da abordagem da Educação Para o Trânsito em sala de aula, em diversas escolas públicas do município. O programa busca desenvolver uma Mobilidade Consciente, onde alunos do 1º ao 9º ano vivenciam o conhecimento e a prática das regras de trânsito, objetivando a formação de cidadãos que contribuam com um trânsito mais humano e seguro.

Ainda sobre o Educa, a passagem na avenida contou com a presença da coordenadora nacional do projeto, Edira Soares, que também representa o OBSERVATÓRIO como Observadora Certificada e é Chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas.

“Os estudantes participantes do programa Educa têm protagonizado ações educativas como Agentes Multiplicadores, o que é de grande importância, tendo em vista que as vivências e práticas são fundamentais para o aprendizado, como também para envolver as famílias e a comunidade, como a ação realizada durante o desfile cívico em Campina Grande”, afirmou, Edira Soares.

Segundo o superintendente Dunga Júnior, é gratificante externar as diversas ações desenvolvidas pela STTP, em especial no âmbito da educação. O gestor salienta que, o compromisso com a formação de cidadãos conscientes do seu papel em prol da segurança viária, traduz todo esforço demandado, em especial pelo time de educadores da autarquia.

Outros pelotões da STTP foram o do Neat (Núcleo de Estudos de Acidente de Trânsito), projeto que é referência para dezenas de cidades do Brasil no que diz respeito à segurança viária e a redução de mortes no trânsito; Pelotões de Trânsito; Ciclomob e Piloto Legal.


Brasilia_segunda_capital_com_mais_infracoes_15_anos_lei_seca
Observadores Certificados

BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA

Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.

Campanha_transito_ideal_todos_episodios_disponiveis
Matérias

CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS

A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Boleto