Entrevista

ÁLCOOL E DIREÇÃO CAUSA 1,2 MORTES POR HORA NO PAÍS

CEO do OBSERVATÓRIO destaca avanços e conquistas em entrevista à BandNews TV

Escrito por Portal ONSV

21 JUN 2023 - 10H06

Na última segunda-feira (19), a Lei Seca completou 15 anos. Para lembrar a data, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool divulgou um dossiê sobre os sinistros de trânsito provocados pelo uso de álcool no país. O documento revela que quase 11 mil pessoas perderam a vida em decorrência da mistura de álcool com direção em 2021. Sobre o assunto, a equipe da BandNews TV entrevistou Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Em sua fala, Paulo Guimarães destacou os avanços e conquistas com a Lei Seca ao longo desses 15 anos para a segurança no trânsito, ao descrever um parâmetro geral, desde a sua criação e o seu aprimoramento ao longo dos anos.

“Então a gente teve algumas modificações no sentido de retirar qualquer tipo de tolerância, antigamente o código era, de certa forma tolerante com o uso de álcool, porque ele permitia pequenas quantidades de álcool no sangue e isso, foi passando por uma evolução. A gente teve evoluções no sentido de rigor de penas cometidas em função de crimes de trânsito”, explicou.

O CEO do OBSERVATÓRIO também ressaltou as modificações CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que passaram a aplicar penas mais rígidas para os crimes de trânsito cometidos sob a influência de álcool. “A gente teve em determinado momento dessa trajetória a retirada dos níveis de tolerância, a criação de parâmetros para definir o que é uma infração de trânsito quando você dirige alcoolizado, o que é um crime de trânsito quando você dirige alcoolizado e agora, mais recentemente, a gente teve um rigor maior nos valores das multas, inclusive estabelecendo uma multa especifica para aquele que se recusar a fazer o teste de alcoolemia, se recusar a utilizar o bafômetro.”

Assista à matéria completa (a partir de 01:10):


Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.