O programa Brasil Caminhoneiro transmitido pela Record TV, no último domingo (16/09), apresentou a Linha Verde, um corredor experimental exclusivo de ônibus elétricos em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, falou ao programa sobre a relevância da educação e da tecnologia para a promover o conceito de cidadania e pertencimento entre as novas gerações.
Reconhecida por ser um polo de inovação tecnológica no Brasil, a cidade de São José dos Campos foi destaque no último Brasil Caminhoneiro com os seus VLPs (Veículos Elétricos Leves Sobre Pneus) que não emitem poluentes, são silenciosos e muito mais seguros.
Essa, é uma tecnologia que melhora a qualidade ambiental, aperfeiçoa a mobilidade urbana do município e principalmente, um trânsito mais seguro para todos que compartilham esse espaço inovador. A linha verde é um corredor sustentável que contribuiu para que São José dos Campos passasse a ser a primeira cidade inteligente, resiliente e sustentável do país.
Pensando no futuro, a cidade planeja substituir toda a frota de ônibus a diesel por veículos 100% elétricos. A finalidade de incorporar novas tecnologias aos meios de transporte é atender as necessidades da população, sempre com segurança.
Por isso, é muito importante preparar os usuários desses veículos para que eles possam interagir com segurança com essas novas tecnologias. Dessa forma, a educação é um caminho e nada melhor do que começar com as crianças, como destacou o CEO do OBSERVATÓRIO Paulo Guimarães.
“Quando a gente leva esse conceito para as crianças, ajudando a formar um bom perfil de cidadão, ensinando para eles que existe compartilhamento de espaço público, respeito às regras, respeito ao próximo, aquela oportunidade de crescimento, tudo isso é um conceito que está envolvido na educação e que ajuda a tornar o cidadão melhor. Quando ele olha para a tecnologia, olha para uma cidade que respira, que vive isso, ele consegue se adaptar e ajudar a cuidar da cidade. Então o grande papel da educação é justamente esse despertar, e a construção desse perfil de cidadania das pessoas”, explicou Paulo Guimarães.
Assista à matéria completa (a partir de 09:00):
Com apoio do OBSERVATÓRIO, TCU inicia consulta pública sobre as condições das pontes no Brasil
O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou, no dia 11 de fevereiro, uma consulta pública para ouvir a população sobre a qualidade e segurança das pontes nas rodovias do país.
Diversão e responsabilidade: Operação Carnaval Seguro educa condutores no Distrito Federal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou ações educativas antes e durante o carnaval.
TECNOBANK torna-se mantenedor social do OBSERVATÓRIO
A Tecnobank, empresa de tecnologia para negócios com 16 anos de experiência, firma parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) como mantenedora social. Dessa forma, a TECNOBANK passa a dar apoio financeiro a causa da segurança no trânsito e também integra o Conselho do Observatório para participar ativamente das discussões e decisões sobre o assunto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.