O programa Brasil Caminhoneiro transmitido pela Record TV, no último domingo (16/09), apresentou a Linha Verde, um corredor experimental exclusivo de ônibus elétricos em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, falou ao programa sobre a relevância da educação e da tecnologia para a promover o conceito de cidadania e pertencimento entre as novas gerações.
Reconhecida por ser um polo de inovação tecnológica no Brasil, a cidade de São José dos Campos foi destaque no último Brasil Caminhoneiro com os seus VLPs (Veículos Elétricos Leves Sobre Pneus) que não emitem poluentes, são silenciosos e muito mais seguros.
Essa, é uma tecnologia que melhora a qualidade ambiental, aperfeiçoa a mobilidade urbana do município e principalmente, um trânsito mais seguro para todos que compartilham esse espaço inovador. A linha verde é um corredor sustentável que contribuiu para que São José dos Campos passasse a ser a primeira cidade inteligente, resiliente e sustentável do país.
Pensando no futuro, a cidade planeja substituir toda a frota de ônibus a diesel por veículos 100% elétricos. A finalidade de incorporar novas tecnologias aos meios de transporte é atender as necessidades da população, sempre com segurança.
Por isso, é muito importante preparar os usuários desses veículos para que eles possam interagir com segurança com essas novas tecnologias. Dessa forma, a educação é um caminho e nada melhor do que começar com as crianças, como destacou o CEO do OBSERVATÓRIO Paulo Guimarães.
“Quando a gente leva esse conceito para as crianças, ajudando a formar um bom perfil de cidadão, ensinando para eles que existe compartilhamento de espaço público, respeito às regras, respeito ao próximo, aquela oportunidade de crescimento, tudo isso é um conceito que está envolvido na educação e que ajuda a tornar o cidadão melhor. Quando ele olha para a tecnologia, olha para uma cidade que respira, que vive isso, ele consegue se adaptar e ajudar a cuidar da cidade. Então o grande papel da educação é justamente esse despertar, e a construção desse perfil de cidadania das pessoas”, explicou Paulo Guimarães.
Assista à matéria completa (a partir de 09:00):
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.