O programa Brasil Caminhoneiro transmitido pela Record TV, no último domingo (16/09), apresentou a Linha Verde, um corredor experimental exclusivo de ônibus elétricos em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, falou ao programa sobre a relevância da educação e da tecnologia para a promover o conceito de cidadania e pertencimento entre as novas gerações.
Reconhecida por ser um polo de inovação tecnológica no Brasil, a cidade de São José dos Campos foi destaque no último Brasil Caminhoneiro com os seus VLPs (Veículos Elétricos Leves Sobre Pneus) que não emitem poluentes, são silenciosos e muito mais seguros.
Essa, é uma tecnologia que melhora a qualidade ambiental, aperfeiçoa a mobilidade urbana do município e principalmente, um trânsito mais seguro para todos que compartilham esse espaço inovador. A linha verde é um corredor sustentável que contribuiu para que São José dos Campos passasse a ser a primeira cidade inteligente, resiliente e sustentável do país.
Pensando no futuro, a cidade planeja substituir toda a frota de ônibus a diesel por veículos 100% elétricos. A finalidade de incorporar novas tecnologias aos meios de transporte é atender as necessidades da população, sempre com segurança.
Por isso, é muito importante preparar os usuários desses veículos para que eles possam interagir com segurança com essas novas tecnologias. Dessa forma, a educação é um caminho e nada melhor do que começar com as crianças, como destacou o CEO do OBSERVATÓRIO Paulo Guimarães.
“Quando a gente leva esse conceito para as crianças, ajudando a formar um bom perfil de cidadão, ensinando para eles que existe compartilhamento de espaço público, respeito às regras, respeito ao próximo, aquela oportunidade de crescimento, tudo isso é um conceito que está envolvido na educação e que ajuda a tornar o cidadão melhor. Quando ele olha para a tecnologia, olha para uma cidade que respira, que vive isso, ele consegue se adaptar e ajudar a cuidar da cidade. Então o grande papel da educação é justamente esse despertar, e a construção desse perfil de cidadania das pessoas”, explicou Paulo Guimarães.
Assista à matéria completa (a partir de 09:00):
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto