O Jornal da Manhã da Jovem Pan de São José dos Campos recebeu o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, na última quinta-feira (31), para falar sobre o atual cenário do trânsito brasileiro e os principais desafios enfrentados pela instituição para promover a conscientização e a educação para o trânsito seguro no país.
Durante a conversa no matinal da Jovem Pan, o CEO do OBSERVATÓRIO, falou sobre os desafios enfrentados pela entidade tanto em questões relacionadas ao trânsito nacional, quanto à região do Vale do Paraíba, em que se localiza São José dos Campos, atual sede do OBSERVATÓRIO.
Durante a conversa, Paulo Guimarães destacou o desafio no cenário nacional, quando se trata de mobilidade urbana, exemplificando a questão com a cidade de São José dos Campos.
“A mobilidade das pessoas, esse é um desafio cada vez mais difícil de superar porque uma cidade como São José dos Campos que tem evoluído economicamente, você pega pelo último censo, a cidade cresceu acima da média nacional em número de pessoas, então isso, por si só é um desafio. Tem mais gente aqui com uma melhor condição social, então isso gera mais deslocamentos. E quando eu tenho mais deslocamentos, eu tenho mais exposição, então os riscos no trânsito se ampliam também”, explicou.
O CEO do OBSERVATÓRIO ressaltou que infelizmente, após o período de isolamento social, causado pela pandemia de Covid-19, foi constatado uma tendência de aumento de vítimas de trânsito, que tem os idosos e os jovens os principais vitimados. Com isso, reforçou que as campanhas da Semana Nacional de Trânsito e para o próximo ano terão como foco principal os cuidados com esses públicos.
Em relação aos cuidados no trânsito, Paulo Guimarães destacou que a legislação de trânsito brasileira é uma das melhores do mundo, mas falta às pessoas a cultura de segurança, desenvolver melhor a percepção de risco no dia a dia.
“Uma coisa simples, utilização do cinto de segurança, a gente ainda tem e ontem, eu peguei uma estatística das rodovias federais concedidas, a gente estava olhando para esse tipo de estatística, 60% das vítimas ocupantes de veículos que se envolveram em acidentes nas rodovias concedidas estavam sem o cinto de segurança. Então quando a gente compara com uma situação de saúde, a vacina, por exemplo, que teve muita discussão e polêmica, a gente fica todo preocupado de dar a vacina no nosso filho, mas não liga de transportar ele fora da cadeirinha. Então a nossa percepção de risco com relação a trânsito, ela é diferente da percepção de risco que a gente tem para outras áreas da nossa vida”, explicou.
Assista à entrevista completa (a partir de 15 minutos):
Observatório divulga resultado final da 12ª turma de Observadores Certificados
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (13/09), o resultado do processo de certificação da 12ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 76 candidatos atenderam os requisitos mínimos. Desses, 56 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu curso online, realização de atividades e avaliação final.
Observatório disponibiliza campanha da Semana Nacional de Trânsito 2024
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: