Entrevista

OBSERVATÓRIO FALA SOBRE RISCOS DE TRANSITAR EM DIAS DE CHUVA Á CBN

Head de Mobilidade Segura e Observador Certificado dão dicas e falam sobre riscos para motociclistas que transitam em dias de chuva

Escrito por Portal ONSV

25 OUT 2023 - 13H26

No 4º episódio da série Caminho Seguro, da rádio CBN, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representado pelo head de Mobilidade Segura, Pedro Borges, e o Observador Certificado Emanoel Silva, dá dicas e fala sobre os riscos para os motociclistas que transitam em dias de chuva.

Segundo destaque da reportagem, os motociclistas são as principais vítimas de sinistros de trânsito em dias de chuva, devido à exposição direta aos temporais e ventos fortes que prejudicam o equilíbrio. Cuidados com a escolha da roupa adequada para a proteção durante os deslocamentos e das intempéries do clima foram abordados durante o programa.

O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, deu dicas para ajudar a manter o equilíbrio do motociclista durante a chuva. “Quando a roda do veículo passa pelo pavimento, no asfalto, ela acaba tirando um pouco da água que estava ali, então para o motociclista identificar isso, é só ele ver onde os carros estão passando com as rodas deles e tentar seguir aquela trilha. Geralmente essa trilha é um pouco mais seca do que o resto da pista”, explicou.

“Caso ele esteja trafegando em vias de trânsito rápido que têm três faixas, a faixa do meio é sempre a mais seca. O projeto viário ele meio que faz a água escorrer para os lados”, finalizou Pedro Borges.

Em condições de chuvas, os motociclistas devem evitar passar por áreas alagadas, assim como, por cima da sinalização horizontal da pista. Já que a própria pintura dificulta a tração das rodas com o asfalto. Reduzir a velocidade e aumentar a distância entre os veículos é uma dica aos motoristas.

Em caso de aquaplanagem, que é quando os pneus perdem o contato com o asfalto, devido a uma camada de água, o motorista ou motociclista não deve frear ou realizar movimentos bruscos, mas sim, segurar firme o volante ou manopla e esperar o veículo voltar a ter contato com a pista gradativamente. Também é necessário manter os pneus calibrados de acordo com as especificações do fabricante do veículo, conforme explicou o especialista em trânsito e Observador Certificado Emanoel Silva.

“Ele acaba perdendo um pouco da eficiência dos sulcos do pneu, porque tem aquelas linhas que fazem com que a água passe por ele, então se o pneu estiver ou muito cheio, ou vazio, abaixo da calibragem padrão, há uma deformidade no pneu, então não há eficiência adequada”, ressaltou.

Ouça o episódio completo: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/420221/orientacoes-para-circular-em-pistas-com-baixa-visi.htm

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.