No 4º episódio da série Caminho Seguro, da rádio CBN, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representado pelo head de Mobilidade Segura, Pedro Borges, e o Observador Certificado Emanoel Silva, dá dicas e fala sobre os riscos para os motociclistas que transitam em dias de chuva.
Segundo destaque da reportagem, os motociclistas são as principais vítimas de sinistros de trânsito em dias de chuva, devido à exposição direta aos temporais e ventos fortes que prejudicam o equilíbrio. Cuidados com a escolha da roupa adequada para a proteção durante os deslocamentos e das intempéries do clima foram abordados durante o programa.
O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, deu dicas para ajudar a manter o equilíbrio do motociclista durante a chuva. “Quando a roda do veículo passa pelo pavimento, no asfalto, ela acaba tirando um pouco da água que estava ali, então para o motociclista identificar isso, é só ele ver onde os carros estão passando com as rodas deles e tentar seguir aquela trilha. Geralmente essa trilha é um pouco mais seca do que o resto da pista”, explicou.
“Caso ele esteja trafegando em vias de trânsito rápido que têm três faixas, a faixa do meio é sempre a mais seca. O projeto viário ele meio que faz a água escorrer para os lados”, finalizou Pedro Borges.
Em condições de chuvas, os motociclistas devem evitar passar por áreas alagadas, assim como, por cima da sinalização horizontal da pista. Já que a própria pintura dificulta a tração das rodas com o asfalto. Reduzir a velocidade e aumentar a distância entre os veículos é uma dica aos motoristas.
Em caso de aquaplanagem, que é quando os pneus perdem o contato com o asfalto, devido a uma camada de água, o motorista ou motociclista não deve frear ou realizar movimentos bruscos, mas sim, segurar firme o volante ou manopla e esperar o veículo voltar a ter contato com a pista gradativamente. Também é necessário manter os pneus calibrados de acordo com as especificações do fabricante do veículo, conforme explicou o especialista em trânsito e Observador Certificado Emanoel Silva.
“Ele acaba perdendo um pouco da eficiência dos sulcos do pneu, porque tem aquelas linhas que fazem com que a água passe por ele, então se o pneu estiver ou muito cheio, ou vazio, abaixo da calibragem padrão, há uma deformidade no pneu, então não há eficiência adequada”, ressaltou.
Ouça o episódio completo: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/420221/orientacoes-para-circular-em-pistas-com-baixa-visi.htm
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
LEI 14.729: IMPULSIONANDO O USO DE BICICLETA NO BRASIL
No último dia 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729, marcando um novo capítulo na promoção do uso de bicicletas como meio de transporte no Brasil. Esta legislação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, representa um passo significativo em direção à criação de uma infraestrutura mais amigável para ciclistas e à expansão dos espaços urbanos dedicados a esse meio de transporte sustentável.
Boleto