O Programa Cidade Real, da TV Zoom - Empresa jornalística localizada em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro -, entrevistou na última segunda-feira (20), a public affairs do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, para falar sobre o atual cenário de extrema violência no trânsito que o município enfrenta.
Com apresentação de Zury Maurer, o programa recordou a celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, realizada no último domingo (19), para destacar que o município de Nova Friburgo voltou a registrar, desde o início de 2023, aumento de casos de violência no trânsito.
Questionada, Daniela Gurgel relembrou que na última década havia uma maior mobilização de toda a sociedade nova friburguense, amparadas em políticas públicas e sociais com foco na segurança no trânsito, em que cada um tem a sua responsabilidade pela sua segurança e a de quem compartilha a via no trânsito.
“Eu quero lembrar que toda morte no trânsito é inaceitável. Diante da Visão Zero acidentes, que é uma filosofia sueca, que é um dos países que a gente tem que se espelhar [porque] para os suecos, toda a morte no trânsito é inaceitável e o governo brasileiro já adotou a Visão Zero acidentes. Então a gente realmente trabalha em cima de, fazer com que a sociedade entenda que todo e qualquer acidente é evitável e toda morte no trânsito é inaceitável”, frisou.
Ainda em sua fala, a public affairs do OBSERVATÓRIO também reforçou que é necessário que o poder público adote medidas adequadas em engenharia, educação e fiscalização para que se alcance as boas práticas no trânsito e a segurança que o município possuía há alguns anos.
Assista ao programa completo:
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.