O Cetran-Ba (Conselho Estadual de Trânsito) realizou o I Congetran (Congresso Nacional de Gestores de Trânsito) da Bahia, entre os dias 19 e 20 deste mês, no município de Itaberaba, localizada a cerca de 300 km de Salvador. O evento contou com a participação do CEO e de Observadores Certificados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
Autoridades e especialistas de trânsito nacionais e internacionais participaram do evento que, além de cursos, oficinas e painéis, trouxe também informações e atualizações sobre o tema, com destaque para o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). O objetivo desse congresso foi de atualizar e aperfeiçoar as competências técnicas dos gestores municipais de trânsito no estado.
A programação completa do Congetran integrou o I Educatran-Ba - voltado para os educadores e profissionais da área; além do encontro de Jari - para membros das Juntas Administrativas de Recurso de Infração dos municípios e do Estado; e o Fotran-BA (Fórum de Trânsito da Bahia) – que reuniu autoridades municipais de trânsito.
1/12
Na última terça-feira (18), dentro da grade de programação do I Congetran, teve início o 4º Fotran-Ba, reunindo autoridades de trânsito da Bahia. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, ministrou o minicurso “Gestão Estratégica do Trânsito Municipal”.
Na abertura de seu minicurso, Paulo Guimarães contextualizou o cenário do trânsito brasileiro, apresentou o OBSERVATÓRIO e toda a rede que possibilita o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações que visam a transformação do trânsito brasileiro.
1/6
Na programação da quarta-feira (19), o CEO do OBSERVATÓRIO realizou a abertura oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo na Bahia, com a apresentação dos materiais da campanha, entre eles, o vídeo oficial do Maio Amarelo 2023.
No período da tarde, durante o painel “Gestão de Trânsito para Resultado”, Paulo Guimarães falou sobre os “Desafios de uma Gestão Municipal Estratégica”.
1/3
Durante a programação, os representantes do município de Itaberaba, que sedia o I Congetran recebeu do CEO do OBSERVATÓRIO o certificado físico de adesão ao Programa Município Laço Amarelo.
O programa desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO é uma extensão do Movimento Maio Amarelo, durante todos os meses do ano, para promover a conscientização e engajamento pela causa de um trânsito cada vez mais seguro e humano entre empresas, entidades e municípios parceiros do OBSERVATÓRIO.
O programa Laço Amarelo e o programa Educa tiveram destaque também na quinta-feira (20), na programação do Educatran-BA, no painel “Educação para o Trânsito: programas e ferramentas estratégicas”, a Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO, Stefania Alvise, falou sobre “Educa: transversalidade da Educação para o trânsito nas escolas”; e em seguida, o Observador Certificado Adelmo Amorim falou sobre o programa “Município Laço Amarelo: conscientizando a cidade para um trânsito mais seguro”, o painel contou com moderação da Observadora Certificada Jackeline Santos.
1/6
Durante todos os dias do evento os Observadores Certificados pelo OBSERVATÓRIO contribuíram e participaram ativamente, ministrando palestras, como moderadores das mesas de debate promovidas pelo Congresso, ou prestigiando o evento e seus temas de debate.
Na quarta-feira (19), a Observadora Certificada Bianca Cruz falou sobre “Impacto Psicológico: o que funciona na campanha educativa”, e o Observador Certificado Josimar Amaral, sobre “Inovação: novas soluções para velhos problemas”, durante o painel “Formação, informação de deformação: erros e acertos das campanhas educativas”, no auditório do Educatran-BA.
Durante a Oficina 1 da Jari “Julgamento de recursos de infração de trânsito: princípios, fundamentos e modelo de parecer”, o Observador Certificado Adelmo Amorim esteve entre os moderadores.
O OBSERVATÓRIO parabeniza e agradece pelo apoio e constante contribuição pela causa de um trânsito mais seguros a todos os Observadores Certificados e especificamente, aos participantes do evento: Adelmo Amorim; Jorge Lopes; Bianca Cruz; Cosme Lima Bitencourt; Elísio Souza Melo; Jackeline Santos; Josimar Amaral; Mag Gramacho; Stefania Alvise, Antonio Carlos, Denilson Carneiro, Danilo Costa e Ualicsene Ferreira.
1/8
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.