Foi realizada hoje (10), em formato virtual, a apresentação da campanha do Movimento Maio Amarelo 2023 aos representantes da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), autoridades do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e também da Secretaria de Mobilidade Urbana (Ministério das Cidades), além de parceiros institucionais e Observadores Certificados.
A reunião online teve a coordenação e organização da diretoria de Segurança Viária da Senatran e a abertura foi feita pela diretora Maria Alice Nascimento. O ponto alto da apresentação ficou por conta de Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO que mostrou toda a ideia e os materiais da campanha deste ano, que traz como tema central: “No trânsito, escolha a vida”, definido na Resolução 980/2022.
Neste ano, o Movimento Maio Amarelo comemora 10 anos e, novamente a CNT Sest Senat em parceria com o OBSERVATÓRIO está patrocinando a campanha. Já o Governo Federal, por intermédio dos Ministérios do Transportes e das Cidades são os apoiadores oficiais.
A apresentação das peças da campanha ficou por conta de Daniela Gurgel, head de Comunicação do OBSERVATÓRIO, e quem assina a campanha pelo 3º ano consecutivo.
Para Maria Alice, essa celebração de 10 anos do Movimento precisa ser um marco. “Vamos convocar a sociedade a cumprir as metas globais e adotar o PNATRANS em todos os municípios. Nenhuma morte no trânsito é aceitável”, afirmou.
Já Paulo, lembrou que “o Maio Amarelo volta esse ano ainda com mais força a acontecer nas ruas do país, nas mobilizações que já estão sendo programadas e dessa forma, atinge seu grande objetivo que é chamar a atenção da sociedade para esse tema urgente que é salvar vidas no trânsito”.
Assista ao evento de abertura completo:
Acesse o link abaixo, baixe o material, divulgue e nos ajude a fazer do trânsito um lugar mais seguro para todos!
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto