Entre os dias 16 e 18 de outubro foi realizado o 10º PLURIS - Congresso Luso-brasileiro de Planejamento Urbano. O evento, que ocorre desde 2005, neste ano, aconteceu na Universidade do Minho, na cidade de Guimarães, em Portugal.
O tema central do evento foi: Cidade e Territórios em Transição. A temática foi discutida a partir de palestras e sessões de apresentação de trabalhos realizados por profissionais da área de urbanismo e engenharia.
O Observatório esteve presente, por meio do Prof. Tiago Bastos, membro do Conselho Deliberativo e professor da Universidade Federal do Paraná. O especialista apresentou dois artigos científicos durante o PLURIS: “Velocidades inseguras e nível de renda: o caso de Curitiba” e “Velocidades inseguras no entorno de unidades de saúde e escolas”.
Nos dois trabalhos, a temática foi voltada para a prática de velocidades inseguras em Curitiba/PR, onde o Observatório, juntamente com a UFPR, desenvolve o projeto de pesquisa “Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro”. O estudo, uma amostra de condutores, teve seus trajetos habituais monitorados via GPS, permitindo analisar a velocidade a cada segundo da viagem. Os resultados do primeiro artigo mostram que há uma relação estatisticamente significativa entre a prática de velocidades inseguras e o nível de renda, de modo que locais com menor renda estão associados à prática de velocidades inseguras, constituindo-se em mais uma forma de desigualdade.
No segundo artigo, foram analisadas as velocidades no entorno de unidades de saúde e escolas (polos geradores de viagem acessados por usuários vulneráveis, como idosos, crianças e indivíduos que necessitam de tratamento de saúde). Permitindo identificar que, perto de escolas, as velocidades são mais reduzidas do que no entorno de unidades de saúde.
1/4
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.