Entre os dias 16 e 18 de outubro foi realizado o 10º PLURIS - Congresso Luso-brasileiro de Planejamento Urbano. O evento, que ocorre desde 2005, neste ano, aconteceu na Universidade do Minho, na cidade de Guimarães, em Portugal.
O tema central do evento foi: Cidade e Territórios em Transição. A temática foi discutida a partir de palestras e sessões de apresentação de trabalhos realizados por profissionais da área de urbanismo e engenharia.
O Observatório esteve presente, por meio do Prof. Tiago Bastos, membro do Conselho Deliberativo e professor da Universidade Federal do Paraná. O especialista apresentou dois artigos científicos durante o PLURIS: “Velocidades inseguras e nível de renda: o caso de Curitiba” e “Velocidades inseguras no entorno de unidades de saúde e escolas”.
Nos dois trabalhos, a temática foi voltada para a prática de velocidades inseguras em Curitiba/PR, onde o Observatório, juntamente com a UFPR, desenvolve o projeto de pesquisa “Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro”. O estudo, uma amostra de condutores, teve seus trajetos habituais monitorados via GPS, permitindo analisar a velocidade a cada segundo da viagem. Os resultados do primeiro artigo mostram que há uma relação estatisticamente significativa entre a prática de velocidades inseguras e o nível de renda, de modo que locais com menor renda estão associados à prática de velocidades inseguras, constituindo-se em mais uma forma de desigualdade.
No segundo artigo, foram analisadas as velocidades no entorno de unidades de saúde e escolas (polos geradores de viagem acessados por usuários vulneráveis, como idosos, crianças e indivíduos que necessitam de tratamento de saúde). Permitindo identificar que, perto de escolas, as velocidades são mais reduzidas do que no entorno de unidades de saúde.
1/4
Regulamentação e Segurança: CEO do OBSERVATÓRIO fala ao SP2 sobre serviço de transporte por motocicletas
Na última sexta-feira, dia 16, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, concedeu entrevista ao telejornal SP2, da TV Globo, para comentar sobre o serviço de transporte por motocicletas via aplicativo na capital paulista, que voltou a ser tema de debate após mais uma suspensão desse tipo de operação na cidade de São Paulo.
A guerra silenciosa nas vias brasileiras
Guerras mobilizam nações, dominam manchetes e provocam comoção mundial. Enquanto isso, uma tragédia de proporções equivalentes ou maiores acontece diariamente nas ruas e estradas do mundo: a carnificina silenciosa do trânsito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito – número superior às vítimas de muitos conflitos armados contemporâneos combinados. No Brasil, são mais de 30 mil vidas perdidas por ano nas estradas. Por que, então, não declaramos estado de emergência diante desta devastação cotidiana?
Barueri abre ações do Maio Amarelo em parceria com Observatório e Uber
Barueri abriu o Maio Amarelo 2025 com duas ações simultâneas: uma solenidade, com diversas autoridades municipais, na Câmara Municipal e uma abordagem educativa, num dos locais mais movimentados no centro da cidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.