O Brasil vive um momento muito importante onde a sociedade exige uma responsabilidade, transparência e princípios morais de nossos Governos. Diante desse cenário, o Observatório Nacional de Segurança Viária gostaria de propor uma reflexão para esta data, o dia do MOTORISTA.
Durante o decorrer do dia, desempenhamos vários papéis:
· Pais – quando cuidamos dos filhos
· Inquilino – quando pagamos o aluguel
· Contribuinte – quando pagamos os impostos
· Trabalhador – quando saímos de casa para buscar o sustento da família
E, muitas vezes nesses momentos somos todos MOTORISTAS, pois muitos utilizam um carro para se locomover.
Quando assumimos a maioria desses papéis, o fazemos de forma natural, sem perceber. E, dessas atividades corriqueiras, dirigir um veículo talvez seja a que requer maior atenção e envolva riscos a toda a sociedade.
Em algum momento de nossas vidas procuramos uma autoescola (hoje CFC – Centro de Formação de Condutores), estudamos, fazemos algumas provas e conquistamos a tão sonhada CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que para muitos é também um sinônimo de liberdade. Diante disso deveríamos toda vez que fossemos conduzir um veículo, assumir a responsabilidade pelo ato, por todos que estão conosco e a nossa volta.
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária gostaria que algumas práticas fossem inseridas ao ato “mecânico” de dirigir e, assim, tornar o transito mais seguro e você um motorista responsável:
· Concentre-se quando estiver dirigindo
· Dê seta avisando com antecedência sua intenção
· Dê preferência aos pedestres
· Respeite os limites de velocidade
· Use o cinto de segurança
· Não dirija falando ao celular
· Não beba se for dirigir
· Seja responsável pelos ocupantes do veículo – todos com o cinto de segurança
· Seja educado
· SORRIA
Motorista, não devemos ter simplesmente uma atitude segura (que é a intenção), devemos ter um comportamento seguro (que é a ação). E lembre-se “você pode e deve fazer mais por um trânsito seguro”, todos os dias.
Parabéns Motorista!!!
Daniela Gurgel, Assessora de Comunicação
Observatório Nacional de Segurança Viária
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.