Matérias

25 de Julho. Dia do Motorista

Escrito por Portal ONSV

25 JUL 2013 - 15H21

"25

O Brasil vive um momento muito importante onde a sociedade exige uma responsabilidade, transparência e princípios morais de nossos Governos. Diante desse cenário, o Observatório Nacional de Segurança Viária gostaria de propor uma reflexão para esta data, o dia do MOTORISTA.

Durante o decorrer do dia, desempenhamos vários papéis:

·         Pais – quando cuidamos dos filhos

·         Inquilino – quando pagamos o aluguel

·         Contribuinte – quando pagamos os impostos

·         Trabalhador – quando saímos de casa para buscar o sustento da família

E, muitas vezes nesses momentos somos todos MOTORISTAS, pois muitos utilizam um carro para se locomover.

Quando assumimos a maioria desses papéis, o fazemos de forma natural, sem perceber. E, dessas atividades corriqueiras, dirigir um veículo talvez seja a que requer maior atenção e envolva riscos a toda a sociedade.

Em algum momento de nossas vidas procuramos uma autoescola (hoje CFC – Centro de Formação de Condutores), estudamos, fazemos algumas provas e conquistamos a tão sonhada CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que para muitos é também um sinônimo de liberdade. Diante disso deveríamos toda vez que fossemos conduzir um veículo, assumir a responsabilidade pelo ato, por todos que estão conosco e a nossa volta.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária gostaria que algumas práticas fossem inseridas ao ato “mecânico” de dirigir e, assim, tornar o transito mais seguro e você um motorista responsável:

·         Concentre-se quando estiver dirigindo

·         Dê seta avisando com antecedência sua intenção

·         Dê preferência aos pedestres

·         Respeite os limites de velocidade

·         Use o cinto de segurança

·         Não dirija falando ao celular

·         Não beba se for dirigir

·         Seja responsável pelos ocupantes do veículo – todos com o cinto de segurança

·         Seja educado

·         SORRIA

Motorista, não devemos ter simplesmente uma atitude segura (que é a intenção), devemos ter um comportamento seguro (que é a ação). E lembre-se “você pode e deve fazer mais por um trânsito seguro”, todos os dias.

Parabéns Motorista!!!

 

Daniela Gurgel, Assessora de Comunicação

Observatório Nacional de Segurança Viária

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto