Matérias

8° Fórum de Segurança - Nova Friburgo

Escrito por Portal ONSV

02 DEZ 2013 - 14H08

"8°

O número de acidentes de trânsito com ou sem vítimas é uma preocupação em todo país, por isso, Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, realiza o 8º Fórum de Segurança nesta segunda-feira (2), às 19h, no auditório do Senai. O evento é realizado pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo).

De acordo com pesquisa divulgada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) a cada hora cinco pessoas perdem a vida em desastres desse gênero. Só em 2011, 43.256 pessoas morreram em acidentes de trânsito e ainda 580 mil ficaram feridas .Essa análise apontou que em três décadas 900 mil pessoas perderam a vida em acidentes.

E não é só quem está no trânsito que fica vulnerável aos acidentes. No ano passado, por exemplo, 40.416 pedestres foram internados depois de atropelamentos. “São números alarmantes, que vemos com grande pesar”, afirma José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição que apoia o 8º Fórum. Segundo ele, nem mesmo as taxas baixas, como na região do ABC em São Paulo, podem ser motivos para se festejar. “Cidades como Santo André tem grande fluxo de veículos e baixa velocidade. Pode ter menos mortes, mas muitos acidentes e feridos com sequelas graves”, alertou José Aurelio.

Contudo, não são apenas motoristas bêbados que se tornam um perigo no trânsito. Aqueles que falam ao celular e dirigem ao mesmo tempo têm a mesma gravidade, segundo opinião do diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária. “Quem dirige e fala ao celular não percebe nada em volta. É muito grave”, afirmou José lembrando das imprudências que os motoristas cometem no trânsito colocando em risco a própria vida e de outras pessoas.

Para falar das legislações que envolvem a segurança viária, o Fórum terá a presença do deputado federal Hugo Leal.

Confira a programação do 8º Fórum de Segurança

O Fórum traz mais uma vez o tema: “Violência no trânsito: até quando?”, e nessa linha serão abordados quatro painéis temáticos, sendo eles:

- “Se beber, não dirija”– com a coordenação operacional da Lei Seca no Estado do Rio de Janeiro;

- Violência no trânsito: um caso de saúde pública– com a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo

- Instituto Observar– com o Observatório Nacional de Segurança Viária

- ‘Imobilidade Urbana’– com o CODENF (Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.