Abastecer os veículos pode até parecer ação corriqueira. Mas ela, ao contrário, exige alguns cuidados, seja para evitar o combustível adulterado ou para evitar os riscos de incêndios ou explosões. Comum para a maioria das pessoas, as eventualidades costumam sequer serem lembradas. Mas a distração e a pouca importância dada a detalhes podem, sim, ocasionar riscos.
Para que situações de risco sejam evitadas, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária orienta os condutores a procurarem sempre postos de combustíveis de confiança ou abastecer sempre em postos com bandeira. Estabelecimentos comprometidos com a qualidade do produto e com a segurança costumam demonstrar o respeito ao seu consumidor.
E isso se dá de variadas maneiras, entre elas, a colocação de modo bem visível dos preços dos produtos. Além disso, é bom verificar se ele possui o quadro de aviso da Agência Nacional do Petróleo
No momento em que o frentista inicia o abastecimento o condutor do veículo deve observar se a bomba está zerada. Deve, ainda, observar os valores cobrados. Caso desconfie de um determinado estabelecimento, o consumidor pode solicitar os testes de qualidade e de qualidade.
Sobre a segurança propriamente dita é necessário respeitá-las. Não fumar, não falar ao celular, não deixar o veículo ligado são posturas que podem evitar acidentes. Além delas, o condutor não deve – nunca – entrar ou sair do veículo enquanto ele está sendo abastecido, já que as batidas das portas podem provocar faíscas.
Quando estiver em pé e fora do veículo, libere a eletricidade estática acumulada tocando em qualquer parte da lataria. Os vapores dos combustíveis são altamente inflamáveis, mesmo em pequenas quantidades.
Assim que o abastecimento for concluído é importante verificar se a tampa de combustível está corretamente fechada.
E lembre-se: como a segurança é fundamental, aproveite o fato de estar num posto de combustível para fazer a calibragem dos pneus.
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Observatório apresenta coordenador e metas do Núcleo de Saúde
Na manhã da última sexta-feira, 06, foi realizada a reunião de lançamento das metas e objetivos do Núcleo de Saúde do Observatório Nacional de Segurança Viária, no HC de Campinas, o Hospital de Clínicas da UNICAMP. O encontro, que também foi transmitida em uma live via Google Meet, contou com a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, e com médicos e cirurgiões que irão atuar no núcleo.
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.