Abastecer os veículos pode até parecer ação corriqueira. Mas ela, ao contrário, exige alguns cuidados, seja para evitar o combustível adulterado ou para evitar os riscos de incêndios ou explosões. Comum para a maioria das pessoas, as eventualidades costumam sequer serem lembradas. Mas a distração e a pouca importância dada a detalhes podem, sim, ocasionar riscos.
Para que situações de risco sejam evitadas, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária orienta os condutores a procurarem sempre postos de combustíveis de confiança ou abastecer sempre em postos com bandeira. Estabelecimentos comprometidos com a qualidade do produto e com a segurança costumam demonstrar o respeito ao seu consumidor.
E isso se dá de variadas maneiras, entre elas, a colocação de modo bem visível dos preços dos produtos. Além disso, é bom verificar se ele possui o quadro de aviso da Agência Nacional do Petróleo
No momento em que o frentista inicia o abastecimento o condutor do veículo deve observar se a bomba está zerada. Deve, ainda, observar os valores cobrados. Caso desconfie de um determinado estabelecimento, o consumidor pode solicitar os testes de qualidade e de qualidade.
Sobre a segurança propriamente dita é necessário respeitá-las. Não fumar, não falar ao celular, não deixar o veículo ligado são posturas que podem evitar acidentes. Além delas, o condutor não deve – nunca – entrar ou sair do veículo enquanto ele está sendo abastecido, já que as batidas das portas podem provocar faíscas.
Quando estiver em pé e fora do veículo, libere a eletricidade estática acumulada tocando em qualquer parte da lataria. Os vapores dos combustíveis são altamente inflamáveis, mesmo em pequenas quantidades.
Assim que o abastecimento for concluído é importante verificar se a tampa de combustível está corretamente fechada.
E lembre-se: como a segurança é fundamental, aproveite o fato de estar num posto de combustível para fazer a calibragem dos pneus.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.